Quer ficar bem informado sobre o transporte de passageiros sobre trilhos? Inscreva-se na newsletter da ANPTrilhos e receba as informações no seu e-mail.

Setor de Autarquias Sul – Quadra 1 – Ed. CNT Torre A – Sala 510 – Brasília/DF | (61) 3322-3158 | contato@anptrilhos.org.br

ANPTrilhos participa do Seminário Internacional Frotas & Fretes Verdes

Renato Meirelles, presidente da CAF Brasil; Cristiano Saito, representante da ANPTrilhos; e Vicente Abate, conselheiro da ANPTrilhos e presidente da Abifer, participaram do evento em São Paulo

A Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos) participou do V Seminário Internacional Frotas & Fretes Verdes, no dia 23 de novembro, em São Paulo. A ANPTrilhos foi representada por Cristiano Lopes Saito, que proferiu a palestra “Estudo comparativo entre VLT e BRT”, no “Painel 2 – Mobilidade Urbana e Cidades Inteligentes”.

Em sua apresentação, Saito elencou as vantagens do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) em relação ao BRT na mobilidade urbana. “Requalificar um centro urbano, providenciar um transporte de superfície com qualidade, conforto e melhor acessibilidade, cortar drasticamente as emissões de poluentes e barulho, melhorar o compartilhamento do espaço público com o convívio de pedestres e ciclistas e otimizar os custos de investimento e operação são algumas das vantagens do uso dos VLTs nos centros urbanos. O VLT não polui e tem vida útil de 30 anos”, explicou Cristiano Lopes Saito.

O painel contou com a mediação do conselheiro da ANPTrilhos e presidente da ABIFER, Vicente Abate. “Trens de metrô e de superfície, VLTs, monotrilhos e aeromóveis, com tração elétrica, a ar e biodiesel privilegiam o meio ambiente e a revitalização urbana”, declarou Abate.

O presidente da CAF Brasil, Renato Meirelles, também compôs o painel e realizou palestra com o tema “Fomento ao transporte de passageiros sobre trilhos”. Meirelles explicou que a “adoção progressiva de modais mais eficientes para o transporte de passageiros, como as composições elétricas de metrôs, VLTs e trens suburbanos, que emitem 60% menos poluentes que os ônibus e 40% menos que os automóveis, deve ser perseguida”.

Na oportunidade, os palestrantes falaram sobre dois documentos sobre VLT que a ANPTrilhos encaminhou para prefeituras municipais neste ano. A iniciativa busca contribuir com o avanço da mobilidade urbana nos municípios e apresentar o VLT como uma importante solução de mobilidade e política pública. Um dos documentos foi produzido através de uma parceria da ANPTrilhos com a ABIFER.

O V Seminário Internacional Frotas & Fretes Verdes foi realizado pelo Instituto Besc de Humanidades e Economia.

Print Friendly, PDF & Email

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Print Friendly, PDF & Email

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Print Friendly, PDF & Email

Print Friendly, PDF & Email