Quer ficar bem informado sobre o transporte de passageiros sobre trilhos? Inscreva-se na newsletter da ANPTrilhos e receba as informações no seu e-mail.

Setor de Autarquias Sul – Quadra 1 – Ed. CNT Torre A – Sala 510 – Brasília/DF | (61) 3322-3158 | contato@anptrilhos.org.br

A importância de pensar os trilhos para a mobilidade

Roberta Marchesi*

A ANPTrilhos – Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos – reúne os operadores de sistemas de transporte de passageiros sobre trilhos para atuar em prol do desenvolvimento e aprimoramento da rede metroferroviária do Brasil.

Tendo em vista a importância do transporte sobre trilhos para o cidadão e para a mobilidade em nossas cidades, a ANPTrilhos defende a sua inclusão como prioridade nas políticas públicas que nortearão as gestões dos governos municipais e estaduais. Não existe projeto e obra em transporte sobre trilhos que não tenha caráter estratégico e fundamental.

Os sistemas de transporte de passageiros sobre trilhos são estruturadores da mobilidade urbana e sua integração aos demais modos de transporte garante a eficiência da mobilidade nas cidades. Rápidos, regulares, seguros e sem emissões de poluentes, os sistemas sobre trilhos contribuem significamente para a qualidade de vida dos cidadãos, que chegam mais rápido ao seu destino e podem usufruir de mais tempo com o lazer e a família.

Além do aumento da mobilidade, o transporte sobre trilhos gera outras oportunidades como a revitalização urbana e o adensamento de áreas, exercendo relevante papel na indução do desenvolvimento das cidades. A disponibilidade de transporte amplia o interesse pela ocupação de áreas, pois as pessoas sabem que tem um sistema de transporte eficiente, que atende aos seus deslocamentos.

É essencial que os governantes incluam em suas agendas, como prioridade, ações efetivas de mobilidade urbana. É preciso assumir uma política pública inovadora, para que possam deixar um importante legado aos cidadãos.

A ANPTrilhos faz a sua parte para contribuir com a reflexão e auxiliar no ponto de partida para pensar a mobilidade urbana sobre trilhos. A Associação disponibiliza em seu site a mais recente publicação: “Como inserir os trilhos no Plano de Mobilidade”. A publicação visa orientar a sociedade e os membros do governo quanto a inclusão de modos sobre trilhos no Planejamento de Mobilidade Urbana dos seus municípios, apresentando orientações, especificações e exemplos de como criar um plano bem-sucedido.

Clique aqui e baixe o documento “Como inserir os trilhos no Plano de Mobilidade”

 

* Roberta Marchesi é Superintendente da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos)

 

2017 - 06 - A importancia de pensar os trilhos para a mobilidade

Print Friendly, PDF & Email

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Print Friendly, PDF & Email

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Print Friendly, PDF & Email

Print Friendly, PDF & Email