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O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) realizará a audiência pública do processo de desestatização do Metrô de Belo Horizonte (MG), operado pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), nesta 6ª feira (25/02), às 10h, na modalidade virtual. O objetivo da audiência é apresentar os documentos do procedimento e receber sugestões e contribuições para o aprimoramento do processo.

A concessão prevê a modernização e a ampliação da Linha 1 e a construção da Linha 2 de Belo Horizonte, com operação dos serviços por 30 anos. Serão destinados R$ 3,2 bilhões para o metrô, sendo R$ 2,8 bilhões do Governo Federal e cerca de R$ 428 milhões do Governo de Minas Gerais. Os investimentos totais são estimados em R$ 3,7 bilhões e serão complementados pela iniciativa privada.

“A ANPTrilhos recebeu com entusiasmo a audiência pública para o processo de concessão do Metrô de Belo Horizonte, pois a iniciativa permitirá a ampliação do sistema e da rede de atendimento à população da Região Metropolitana da capital mineira”, explica Roberta Marchesi, Diretora Executiva da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos).

Segundo o Ministério da Economia, a desestatização se dará pela transferência do controle acionário da VDMG Investimentos, associada ao processo de outorga, pelo Estado de Minas Gerais, do contrato de concessão do serviço público de gestão, operação, manutenção, e ampliação da Rede Metroferroviária da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Em novembro do ano passado, o Governo de Minas abriu a consulta pública da concessão, sob coordenação da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra).

O projeto foi estruturado pelo BNDES, responsável pela contratação dos estudos necessários para a concessão do serviço público de transporte ferroviário de passageiros nas regiões metropolitanas atendidas pela CBTU e também pela Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre (Trensurb) para fins da desestatização.

Com 28,1 km e 19 estações, a Linha 1 liga Contagem, na Região Metropolitana, à capital mineira. As intervenções previstas após a concessão envolvem reforma de estações, compra de trens novos equipados com ar-condicionado e diversas atualizações tecnológicas, resultando em melhoria da qualidade do serviço prestado à população, mais conforto, acessibilidade, segurança e maior regularidade nas viagens.

Já a Linha 2 terá cerca de 10 km e 7 estações, ligando o bairro Calafate, na região Oeste de Belo Horizonte, ao Barreiro. Ela se conectará à Linha 1 na estação Nova Suíça e juntas devem transportar diariamente cerca de 260 mil passageiros.

Acesse aqui os documentos processo de desestatização e as informações sobre a audiência pública.

A audiência será transmitida pelo canal da Seinfra MG no YouTube. Clique aqui para acompanhar.

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