Quer ficar bem informado sobre o transporte de passageiros sobre trilhos? Inscreva-se na newsletter da ANPTrilhos e receba as informações no seu e-mail.

Setor de Autarquias Sul – Quadra 1 – Ed. CNT Torre A – Sala 510 – Brasília/DF | (61) 3322-3158 | contato@anptrilhos.org.br

VLT faz o primeiro teste com trem energizado na Praça Mauá

Pela primeira vez, a composição do VLT passeou pelos trilhos já instalados - Fábio Guimarães / Agência O Globo
Pela primeira vez, a composição do VLT passeou pelos trilhos já instalados – Fábio Guimarães / Agência O Globo

Uma garoa fina começava a cair na Praça Mauá, na manhã deste sábado, quando, pela primeira vez, uma composição do VLT passeou pelos trilhos já instalados naquele trecho da Zona Portuária. Chamada de João do Rio, um dos principais cronistas da vida carioca no início do século passado, a composição de oito módulos percorreu em baixa velocidade cerca de 150 metros. Despojado e brincalhão, o prefeito Eduardo Paes acompanhou o teste e chegou a dirigir o trem, orientado pelo maquinista, ao lado do filho Bernardo. Ele garantiu que as obras estão dentro do prazo.

— Daqui a pouco, as pessoas vão ver o VLT passando pela Rio Branco. É uma supertransformação numa cidade que sempre apostou muito no carro e esqueceu o transporte público de qualidade. A gente sabe que ainda há muito a se fazer, mas é importante ver o Rio avançando — disse o prefeito, que chegou na praça fazendo uma transmissão ao vivo pelo celular.

Das 32 estações do sistema, apenas três (rodoviária, Central e estação das barcas) terão catracas para o controle de entrada e saída de passageiros. Portanto, na maioria das estações, o pagamento será feito de forma voluntária, algo inédito no país e que vai depender da boa-fé das pessoas. De acordo com Paes, além de fiscalização, haverá multa para os “espertinhos”. A medida, no entanto, requer uma mudança na legislação.

— Vamos estipular uma multa, mas o valor ainda não está definido. É óbvio que não será “liberou geral”, com as pessoas fazendo o que querem. É uma mudança cultural. Em outros países, já é assim. A gente quer apostar no respeito do cidadão. Essa experiência de civilidade será muito importante — destacou.

Caso o passageiro se recuse a pagar, a Guarda Municipal ou a Polícia Militar poderão ser acionadas para retirá-lo do veículo. Também haverá fiscais nos trens para verificar se o usuário validou a viagem. Os agentes terão, inclusive, máquinas para fazer o débito imediato referente à passagem.

INTEGRAÇÃO COM OUTROS MODAIS

O plano do VLT também prevê a integração do sistema aos ônibus urbanos, BRTs, trens, metrô e barcas, com utilização do Bilhete Único. A tarifa ainda será definida, mas o prefeito garantiu que haverá uma terceira integração. Pelas regras atuais, os passageiros só podem fazer duas integrações pagando uma mesma tarifa.

— No caso do VLT, a prefeitura vai subsidiar. Terá sempre a possibilidade de se fazer uma terceira viagem. A gente ainda está ajustando alguns detalhes, mas ele é o integrador de todos os modais — afirmou Paes.

Responsável pelas obras na Zona Portuária, o presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto (Cdurp), Alberto Silva, afirma que 95% dos trilhos do VLT estão em obras. Ao todo, o sistema terá 28 quilômetros de extensão e 32 estações — dez a menos do que foi previsto inicialmente na licitação.

— Em uma semana a gente termina o acabamento aqui na Praça Mauá. O trem permanecerá estacionado perto da praça, porque ele está sendo usado para testes. Pelo que vimos neste sábado, está tudo funcionando: a carga, a energia foi suficiente, todos os sistemas operaram como estava previsto. No fundo, isso foi um teste real. Agora, o resultado será analisado para vermos se precisará de algum reajuste. À medida que os trilhos forem sendo ampliados, os testes serão realizados para garantir que os trens entrem em operação assim que todo o trajeto for concluído — afirmou o presidente da Cdurp.

OPERAÇÕES COMEÇAM EM ABRIL

Pelo cronograma, o primeiro trecho do VLT começa a funcionar em abril, com 18 estações. A linha ligará a Rodoviária Novo Rio ao Aeroporto Santos Dumont, passando pela Avenida Rodrigues Alves, Praça Mauá e Avenida Rio Branco. O tempo estimado para o percurso é de 30 minutos.

Entre agosto e setembro, está prevista a inauguração de outras 11 estações, entre a Central e a Praça Quinze. Já o trecho da Avenida Marechal Floriano, entre Central e Rio Branco, com três estações, só deve entrar em operação em 2017. Quatro estações (Rodoviária Novo Rio, Central do Brasil, Aeroporto Santos Dumont e Praça Quinze) serão cobertas, assim como as do BRT Transcarioca e Transoeste.

O projeto está custando R$ 1,156 bilhão. Desse total, R$ 624 milhões são da iniciativa privada. O restante vem de recursos repassados pela União. Ao todo, são 25 anos de concessão, sendo 22 de operação e três de obras.

PASSEIO INESPERADO

Neste sábado, a professora de literatura Catarina Schumann, de 65 anos, levou seus alunos para o Museu de Arte do Rio (MAR). O que não estava programado é que, depois do prefeito, ela, nove alunos e duas mães seriam os primeiros passageiros a testar o VLT. A professora conseguiu autorização para embarcar, percorreu o mesmo trajeto que Eduardo Paes e aprovou o novo transporte.

— Estou bastante feliz. Foi uma experiência bastante positiva pelo conforto, pela tranquilidade. O passar sobre os trilhos é bastante suave. Foi muito bom. Todos os transportes poderiam ser assim no Rio. Pena que não é — opinou.

21/11/2015 – O Globo – Rio de Janeiro/RJ
Print Friendly, PDF & Email

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Print Friendly, PDF & Email

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Print Friendly, PDF & Email

Print Friendly, PDF & Email