Quer ficar bem informado sobre o transporte de passageiros sobre trilhos? Inscreva-se na newsletter da ANPTrilhos e receba as informações no seu e-mail.

Setor de Autarquias Sul – Quadra 1 – Ed. CNT Torre A – Sala 510 – Brasília/DF | (61) 3322-3158 | contato@anptrilhos.org.br

VLT da Baixada Santista avança com entrega de CCO e anúncio de integração

Sistema instalado garante mais segurança aos passageiros e mais rapidez na locomoção. Foto: Alexandre Moreira/A2 Fotografia
Sistema instalado garante mais segurança aos passageiros e mais rapidez na locomoção. Foto: Alexandre Moreira/A2 Fotografia

O governador Geraldo Alckmin entregou nesta quarta-feira (15) o Centro de Controle Operacional (CCO) do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) da Baixada Santista. Na passagem pela cidade, Alckmin fez vistoria nas obras do pátio de manutenção e estacionamento dos veículos e também no prédio onde será instalada a nova sede da Gerência Regional da EMTU.

“Boas notícias na área de mobilidade urbana e metropolitana. A primeira é a inauguração do CCO que vai gerir o sistema do VLT. Estamos terminando o pátio e o estacionamento de trens. Aqui vai funcionar toda a área de manutenção. A segunda boa notícia é a integração com os ônibus da EMTU. A partir de domingo (19) passa a ter integração e sem acréscimos”, anunciou o governador.

No Centro de Controle Operacional do VLT será feito o controle da operação dos veículos, dos sistemas de energia, movimentação eletrônica dos passageiros (embarque e desembarque) e segurança das estações e vias.

Pátio

O pátio de manutenção e estacionamento, com capacidade para 33 VLTs, terá oficina, almoxarifado, subestação de energia própria, depósito de lixo, depósito para produtos inflamáveis, reservatório de água e equipamento de lavagem dos trens e de retificação de rodas. Ao todo, 280 funcionários trabalharão na operação e manutenção dos VLTs ao longo do trecho Barreiros – Porto.

A Gerência Regional da EMTU na Região Metropolitana da Baixada Santista também ficará instalada no prédio do CCO para o gerenciamento e fiscalização de todo o sistema, envolvendo a operação do VLT e das 66 linhas metropolitanas que atendem os nove municípios da RMBS. Para a EMTU, Alckmin anunciou mais novidades: “serão novos ônibus para o município de Bertioga até Guarujá”, disse.

Sistema Integrado metropolitano SIM/VLT

A integração de 37 linhas de ônibus metropolitanas com VLT começará no domingo (19), propiciando aos usuários mais mobilidade com economia, já que é possível utilizar os dois sistemas, ônibus e VLT, pagando uma só tarifa.

A conexão será por meio do cartão eletrônico BR Card que pode ser obtido com o cadastro no site brmobilidadebs ou diretamente nas lojas do Consórcio BRMobilidade. Com o Sistema Integrado metropolitano começa a reestruturação do transporte público da Baixada Santista, beneficiando, nesta primeira, etapa 150 mil passageiros por dia.

Status do VLT da Baixada Santista

A operação do VLT da Baixada Santista começou em abril de 2015. Atualmente, nove estações das 15 previstas no trecho entre Barreiros, em São Vicente, e Porto de Santos, atendem a população entre as duas cidades.

Os dois trechos do VLT da Baixada Santista (Barreiros-Porto de Santos e Conselheiro Nébias-Valongo) atenderão cerca de 70 mil passageiros transportados diariamente pelos 22 VLTs, 15 deles já entregues pelo fabricante.

15/06/2016 – Portal do Governo do Estado de São Paulo

 

Print Friendly, PDF & Email

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Print Friendly, PDF & Email

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Print Friendly, PDF & Email

Print Friendly, PDF & Email