Quer ficar bem informado sobre o transporte de passageiros sobre trilhos? Inscreva-se na newsletter da ANPTrilhos e receba as informações no seu e-mail.

Setor de Autarquias Sul – Quadra 1 – Ed. CNT Torre A – Sala 510 – Brasília/DF | (61) 3322-3158 | contato@anptrilhos.org.br

ViaQuatro desenvolve simulador inédito de trem para treinamentos manuais

Sistema reproduz com fidelidade a operação da Linha 4-Amarela em modo manual para treinamento da equipe
Sistema reproduz com fidelidade a operação da Linha 4-Amarela em modo manual para treinamento da equipe

O primeiro simulador de trem desenvolvido no mundo para uma linha com sistema driverless (sem condutor) começa a funcionar na ViaQuatro.

Desembarcado da Espanha há pouco mais de um mês, o simulador tem a função de ajudar no treinamento e reciclagem dos colaboradores da Linha 4-Amarela.

Desenvolvido pela ViaQuatro, concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha em parceria com a empresa espanhola Lander Simulation, o software reproduz fielmente a operação da Linha 4-Amarela em modo manual.

“Como nosso sistema é totalmente automatizado, há poucas falhas na operação e são raras as ocasiões em que o trem precisa ser operado manualmente. O simulador de trem nos permite realizar treinamento permanente de nossos colaboradores mantendo-os aptos à atuação imediata nas mais diferentes situações”, explica o presidente da concessionária ViaQuatro, Harald Zwetkoff.

A principal vantagem do simulador de trem é que o aperfeiçoamento dos colaboradores pode ser realizado em qualquer horário, sem interferência na operação normal ou na manutenção preventiva da Linha 4, que é realizada durante a madrugada. Além do aspecto de segurança, o treinamento virtual possibilita a economia de energia elétrica e a eliminação do desgaste da composição e dos trilhos, que ocorrem no caso do treinamento in loco.

As equipes da ViaQuatro treinarão, por exemplo, a operação manual do trem em casos de oscilação no fornecimento de energia elétrica. O objetivo é sempre restabelecer em menor tempo possível a prestação de serviço normal para o usuário da Linha 4-Amarela.

Desenvolvimento

O primeiro passo para desenvolver o simulador de trem foi filmar e transportar para o ambiente virtual cada detalhe do túnel da Linha 4-Amarela. Depois, ao longo de 2015, os engenheiros da ViaQuatro e os desenvolvedores da Lander, alimentaram o software com possíveis ocorrências e as ações de resposta.

O simulador de trem da ViaQuatro é composto por uma réplica do primeiro carro do trem, com o console de onde é feita a operação manual quando necessária, do cenário que inclui a via, túnel e estações, e de uma mesa em que o avaliador pode a qualquer momento criar novas situações de desafio para o colaborador em treinamento.

Há ainda uma versão online para autotreinamento e uma unidade móvel portátil para exercícios pelos colaboradores nas sete estações da Linha 4-Amarela.
Centro de Treinamento Saber +

O simulador de trem integra o recém-inaugurado Centro de Treinamento Saber +, localizado no Pátio da Vila Sônia. O espaço foi criado para disseminar aos colaboradores o conhecimento adquirido pela concessionária ViaQuatro nesses quase 10 anos de concessão da Linha 4-Amarela. Já foram desenvolvidos mais de 60 treinamentos técnicos e comportamentais, com conteúdo teórico, interativo e prático.

O centro de treinamento Saber + é composto por salas de treinamento, laboratório para aulas de mecânica, elétrica e eletrônica, biblioteca e área de convivência.

09/06/2016 – ViaQuatro
Print Friendly, PDF & Email

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Print Friendly, PDF & Email

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Print Friendly, PDF & Email

Print Friendly, PDF & Email