Quer ficar bem informado sobre o transporte de passageiros sobre trilhos? Inscreva-se na newsletter da ANPTrilhos e receba as informações no seu e-mail.

Setor de Autarquias Sul – Quadra 1 – Ed. CNT Torre A – Sala 510 – Brasília/DF | (61) 3322-3158 | contato@anptrilhos.org.br

Trensurb recebe visita do Ministro das Cidades

Trensurb recebe visita do Ministro das CidadesA Trensurb recebeu a visita do ministro das Cidades, Bruno Araújo, e do prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Júnior, no fim da tarde de quinta-feira (26). O ministro esteve em Porto Alegre para autorizar o início das obras de 1.298 moradias do Programa Minha Casa, Minha Vida e cumprir agenda com a Direção da Trensurb, instituição vinculada ao Ministério das Cidades.

Na empresa, os visitantes conheceram o Centro de Controle Operacional (CCO) do metrô. O diretor-presidente da Trensurb, David Borille, e o diretor de Operações, Diego Tarta, explicaram a ministro e prefeito detalhes do funcionamento da linha metroviária e do aeromóvel que faz a conexão ao aeroporto. Diante do interesse demonstrado pelo ministro, os dirigentes da Trensurb destacaram o fato de que o aeromóvel tem baixíssimo custo de propulsão – cerca de R$ 0,10 por passageiro – e que esse projeto-piloto implantado pela empresa já evidenciou a viabilidade do uso da tecnologia como uma conexão ponto a ponto.

Após a visita ao CCO, representantes da empresa, prefeitura e ministério, reuniram-se na sala da presidência da Trensurb para uma apresentação de projetos que são fruto de parceria entre a estatal e a administração municipal. Esses projetos dizem respeito principalmente à qualificação e integração da bilhetagem eletrônica e a iniciativas visando a segurança da população.

No âmbito da bilhetagem, o município contribuiu na realização de testes de novas tecnologias e na elaboração do edital para modernização do sistema de bilhetagem do metrô, que irá trazer economia para a Trensurb, além de diversas melhorias. Uma delas é a implantação de dispositivos de reconhecimento facial nas estações, que irão ajudar a evitar fraudes – como o uso de cartões de isenção de terceiros por pessoas que não têm esse direito – e também permitirão a identificação, por exemplo, de suspeitos de atos de vandalismo. A substituição de cartões de passagem unitária por bilhetes impressos com QR codes é outra melhoria que irá reduzir custos da empresa e trará mais agilidade aos usuários. Totens de autoatendimento também irão proporcionar mais praticidade, além de contribuir com a segurança, pois deverão estar equipados com câmeras para monitoramento.

Conforme apresentado ao ministro, a parceria com a Prefeitura de Porto Alegre também irá beneficiar a Trensurb na transição do sistema de rádio analógico para o digital. Isso irá ocorrer porque a empresa poderá utilizar a infraestrutura já instalada pelo município como parte de sua rede, reduzindo a necessidade de investimentos do governo federal para aquisição e instalação de equipamentos. A prefeitura deve ceder também 40 rádios digitais à Trensurb. O compartilhamento da estrutura e a adoção da mesma plataforma de rádio digital, por sua vez, trarão mais uma vantagem: a facilidade na integração da comunicação entre Trensurb, Guarda Municipal, Brigada Militar e Polícia Civil. Também com foco na segurança, outro aspecto importante da parceria é o compartilhamento de imagens de câmeras de monitoramento entre Trensurb e prefeitura – além da Brigada Militar.

Satisfeito com as iniciativas, o ministro Bruno Araújo afirmou que iria solicitar que representantes da Companhia Brasileira de Trens Urbanos, também ligada ao Ministério das Cidades, visitassem a Trensurb para conhecer os projetos de bilhetagem e segurança da empresa.

O diretor-presidente David Borille falou ao ministro, ainda, sobre os diversos projetos em andamento na Trensurb para diminuir a necessidade de subvenção do governo federal. Um dos principais é a migração para o mercado livre de energia, que poderia reduzir significativamente os gastos com energia elétrica de tração dos trens. Já a integração com a administração municipal irá permitir também a realização de projetos multimídia com a utilização das redes de fibra ótica do município e do metrô, gerando renda para a Trensurb e para Porto Alegre.

Por fim, o diretor-presidente apresentou ao ministro a proposta de melhorias na Estação Anchieta do metrô, que incluiria a implantação de um caminho temático no trajeto até a Arena do Grêmio. Bruno Araújo demonstrou interesse no projeto e, ao fim das apresentações, parabenizou Trensurb e o município pelas iniciativas.

Foto: Diego Nuñez/Trensurb

26/05/2017 – Trensurb
Print Friendly, PDF & Email

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Print Friendly, PDF & Email

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Print Friendly, PDF & Email

Print Friendly, PDF & Email