Quer ficar bem informado sobre o transporte de passageiros sobre trilhos? Inscreva-se na newsletter da ANPTrilhos e receba as informações no seu e-mail.

Setor de Autarquias Sul – Quadra 1 – Ed. CNT Torre A – Sala 510 – Brasília/DF | (61) 3322-3158 | contato@anptrilhos.org.br

Trensurb recebe palestra de Augusto Nardes, Ministro do TCU, sobre governança pública

Trensurb recebe palestra de Augusto Nardes, Ministro do TCU, sobre governança públicaNa tarde desta quinta-feira (9), a Trensurb recebeu em sua sede palestra do ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Nardes. Ele falou sobre governança pública para um grupo de gestores da empresa metroviária e de representantes de outras instituições convidadas – como Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Grupo Hospitalar Conceição, Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Ceite, Controladoria Geral da União, entre outras. A atividade foi parte do processo de implantação do programa de integridade da Trensurb, que busca qualificar e conferir mais transparência à gestão da empresa. “Só através de um programa desse tipo é que iremos conseguir alterar os rumos da empresa e do nosso país”, afirmou, na abertura do evento, o diretor-presidente da Trensurb, David Borille.

Em sua palestra, Nardes afirmou que a governança se resume em três ações principais: direcionar, avaliar e monitorar. As ferramentas para se desempenhar essas atividades, por sua vez, estão reunidas em três eixos principais: liderança, estratégia e controle. Para o ministro, a governança pública se resume a transformar inteligência de governo para direcionar, avaliar e monitorar políticas e gestores públicos em inteligência de Estado. O objetivo final é garantir o uso eficiente dos recursos públicos, evitar desvios, fraudes e corrupções, além de entregar serviços de qualidade aos cidadãos.

Conforme a avaliação do ministro, “a governança é um dos centros fundamentais para se discutir o futuro do país”. Nardes apresentou também alguns dos principais passos para uma boa governança, que vão desde a escolha dos líderes da equipe com base na competência até o estabelecimento de diretrizes de transparência e responsabilização, passando por gerenciamento de riscos, mecanismos de controle interno, coordenação de ações com outras organizações, entre outros. Ao encerrar sua palestra, o ministro declarou que ele e o TCU estão à disposição da Trensurb e demais instituições presentes no evento para auxiliar na implantação de programas de integridade e governança.

Foto: Kauê P. Menezes/Trensurb

09/11/2017 – Trensurb
Print Friendly, PDF & Email

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Print Friendly, PDF & Email

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Print Friendly, PDF & Email

Print Friendly, PDF & Email