Quer ficar bem informado sobre o transporte de passageiros sobre trilhos? Inscreva-se na newsletter da ANPTrilhos e receba as informações no seu e-mail.

Setor de Autarquias Sul – Quadra 1 – Ed. CNT Torre A – Sala 510 – Brasília/DF | (61) 3322-3158 | contato@anptrilhos.org.br

Trensurb lança novas ações para promover a Campanha Etiqueta Urbana

Trensurb - CAMPANHA ETIQUETA URBANA

Com atividades programadas para as estações e trens ao longo de julho e agosto, a campanha Etiqueta Urbana Trensurb inicia sua sexta etapa na próxima quinta-feira (07/07) e conforme calendário (a seguir). Desde o início de suas atividades, a empresa metroviária busca contribuir com o desenvolvimento das comunidades ao longo da linha do metrô, assumindo seu protagonismo na vida dos usuários e promovendo diversas ações nos âmbitos social, educativo e cultural. Nesse contexto, em 2011, surgiu a campanha Etiqueta Urbana, na tentativa de auxiliar na solução de um importante fator motivador de reclamações do público: o comportamento das pessoas dentro dos trens e estações.

A ação, que tem o intuito de trazer mais civilidade ao ambiente do metrô, sempre de uma forma marcante e diferenciada desde sua primeira fase, contará com a presença de atores que irão interagir com os usuários, demonstrando as dicas de convivência, abordando de forma bem humorada um assunto sério, como o comportamento das pessoas no uso do transporte – e além dele. “Acreditamos que estamos investindo, também, numa mudança cultural, onde a gentileza se impõe como prática cidadã”, afirma o Gerente de Comunicação da Trensurb, Jânio Ayres, responsável pela área de criação da campanha e de todo o material gráfico divulgado.

Além da atuação de artistas, equipes da Trensurb participarão das ações, distribuindo o Guia de Etiqueta Urbana – que reúne as 12 dicas da campanha – e orientando os usuários do metrô. Para a sexta etapa da campanha, também foi desenvolvida uma nova concepção gráfica, contando com material impresso e novas postagens para divulgação nos perfis da empresa nas redes sociais. “Buscamos dialogar com os usuários do sistema para que, com pequenos gestos, contribuam para a boa fluidez dos serviços e o bem-estar de todos que utilizam a linha. O Guia Etiqueta Urbana da Trensurb não é uma diretriz apenas para o metrô, pois suas orientações transcendem um modal ou sistema específico”, explica o diretor-presidente Humberto Kasper.

Os usuários já aprovaram a iniciativa da Trensurb em outras oportunidades. “Fiquei encantada com o guia; é muito interessante e inteligente. Assim, as pessoas não cometem erros que atrapalham os outros, como utilizar a mochila nas costas ao entrar no trem”, comenta a usuária do metrô Maria Luisa Bicca.

Atores realizam intervenções

Durante algumas viagens de metrô os usuários serão surpreendidos com a presença de três personagens: Alípio Tchutchukinho (Maikinho Pereira), Gregório (Vinícius Lima) e Alex Ahã (Rafael Rita).

Alípio e Gregório são personagens criados por Maikinho Pereira e Vinícius Lima. Os atores trabalham juntos em diversas peças de comédia em São Leopoldo, entre elas: O Bobo da Corte, Nós de Gravata e Humor Café com Leite. Os personagens apresentados na campanha de Etiqueta Urbana da Trensurb em 2015, gerou um espetáculo exclusivo com esses dois personagens, Visita aos Tauras. Maikinho Pereira também é produtor e roteirista do canal no youtube Meia-Hora e na TV também participou da minissérie Doce de Mãe (Globo).

Alex Ahã, criação de Rafael Ritta, é um personagem humorístico criado em 2014. Desde então, o ator vem fazendo apresentações em bares de Porto Alegre e litoral, e participando também em shows de outros comediantes como Hallorino Jr, ex integrante do Pretinho Básico, da rádio Atlântida. Rafael participou como ator em diversas peças teatrais na capital, como Os conflitos dos Sexos, A Ópera dos Três Vinténs e, como diretor e ator, de Vem Ordinária. No cinema, Mãos de Cavalo, Ser um Ana; e nas minisséries para a TV, Doce de Mãe (Globo), Redenção (TVE), Quatro Notas de Amor (RBSTV) e Caixa Preta (Prime Box Brasil).

Histórico da campanha

A iniciativa nasceu em 2011, a partir da sugestão de usuários do sistema metroviário através da Central de Atendimento da Trensurb. Na época, foram lançadas cinco dicas iniciais de etiqueta para o convívio diário adequado nos trens, abordando os principais problemas detectados no comportamento do público em geral. Na fase seguinte, ainda em 2011, foram divulgadas cinco novas dicas. Em 2012, todas as dez foram agregadas em um pequeno guia distribuído nas estações. Na terceira fase teve, ainda, novas adesivagens indicando os assentos preferenciais nos trens. Na quarta etapa, em 2014, duas novas dicas foram incluídas. Em 2015, além da divulgação em diversas mídias, a campanha agregou a participação de atores nos trens.

Confira as doze dicas:

– não obstrua as portas e acomode-se ao longo dos carros;
– mantenha-se à direita nas escadas e ao entrar e sair dos trens;
– evite sentar-se no chão;
– use o pega-mão adequadamente;
– deixe livre as escadas para o fluxo de ir e vir;
– respeite os bancos preferenciais;
– use fones de ouvido ao viajar escutando música;
– retire a mochila das costas;
– não jogue lixo pelas janelas do trem;
– ao ler, não invada o espaço alheio;
– não se encoste na barra, segure-a somente com as mãos;
– não fique no trem no desembarque final.

Serviço:

O quê:
Intervenções teatrais para divulgação da campanha Etiqueta Urbana Trensurb

Quando:

07/07, a partir das 13h com início na Estação Mercado
19/07, a partir das 10h com início na Estação Mathias Velho
26/07, a partir das 10h com início na Estação Novo Hamburgo
02/08, a partir das 13h com início na Estação Rodoviária
09/08, a partir das 13h com início na Estação Mercado
16/08, a partir das 10h com início na Estação São Leopoldo
25/08, a partir das 13h com início na Estação Mathias Velho
30/08, a partir das 10h com início na Estação Novo Hamburgo
06/09, a partir das 13h com início na Estação Rodoviária
13/09, a partir das 13h com início na Estação Mercado

06/07/2016 – Trensurb
Print Friendly, PDF & Email

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Print Friendly, PDF & Email

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Print Friendly, PDF & Email

Print Friendly, PDF & Email