Quer ficar bem informado sobre o transporte de passageiros sobre trilhos? Inscreva-se na newsletter da ANPTrilhos e receba as informações no seu e-mail.

Setor de Autarquias Sul – Quadra 1 – Ed. CNT Torre A – Sala 510 – Brasília/DF | (61) 3322-3158 | contato@anptrilhos.org.br

Trensurb incentiva ações culturais

TRENSURB INCENTIVA AÇÕES CULTURAISDesde o começo da operação comercial, a Trensurb preocupa-se em promover ações culturais em suas estações e trens, buscando dessa forma alterar a rotina dos usuários através das mais diferentes expressões artísticas e abrir espaço para novos ou já reconhecidos talentos.

Estímulo à leitura

A Biblioteca Livros sobre Trilhos foi criada em 2008, resultado da parceria entre Trensurb e Instituto Brasil Leitor. Atualmente o espaço disponibiliza empréstimos gratuitos de mais de 6,5 mil livros que compõem seu acervo – ampliado exclusivamente por meio de doações. Mais de 3,8 mil usuários estão cadastrados e usufruem dos títulos disponibilizados. Nesses sete anos de atividades, já foram contabilizados mais de 50 mil empréstimos.

Em 2015 a Trensurb expandiu o serviço da biblioteca com o projeto Livros Livres. Iniciado em agosto, em oito estações, a ação consiste de caixas customizadas onde constam livros disponíveis gratuitamente aos usuários do trem. Após o usuário escolher um exemplar do seu agrado, ler no trem ou em qualquer outro lugar, pode devolvê-lo ou compartilhar com outro leitor. Além desse projeto, também foram realizadas distribuições de livros dentro dos trens.

Exposições

Ao longo de 2015, sete exposições foram realizadas na Galeria Mario Quintana, localizada no túnel que dá acesso às plataformas de embarque e desembarque da Estação Mercado. Foram elas: Ballet Urbano, registros da estudante de relações públicas Franciele Feijó; Trabalho da Noturna, do cartunista e fotógrafo carioca Latuff; ilustrações do artista plástico Felipe Alonso de Oliveira, que retrataram a história do Festival Palco Giratório Sesc/POA; Comida Boa na Mesa – Agroecologia em Favor da Vida, fotografias do alemão Thomas Lohnes; De Passagem – Gravuras de Samuel Casal; Fotografia Rural, imagens do fotógrafo de cavalos Fagner Almeida; Aero-Trem Submarino, projeto do artista visual Jander Rama que misturava engenharia e fantasia.

O espaço cultural da Biblioteca Livros sobre Trilhos contabilizou outras cinco exposições: Traduzindo Sentimentos Através da Tecnologia e da Escrita, mostra com fotografias de alunos da Escola Vila São Jorge, de Portão; Entre Linhas e Painéis, obras em grafite e ilustrações do artista plástico Alexandre Maia e Pádua; Semana Nacional dos Museus; Vila dos Ferroviários, exposição fotográfica; O Fio da História, ilustrações do livro Tudo que Couber no Coração, escrito e ilustrado por Patrícia Langlois.

Música e audiovisual

Em sua 12ª edição, ocorrida em dezembro de 2015, o projeto Arte nos Trilhos teve como tema a música brasileira. O evento realizado pela Trensurb leva cultura e entretenimento aos usuários do sistema, sempre com patrocínio da Caixa, desde 2008. Também teve edições entre 2000 e 2003. Cinco atrações apresentam-se no espaço cultural localizado no saguão da estação Mercado: Totonho Villeroy, Os Remanescentes, Dudu Sperb e Toneco da Costa, Quinteto Persch e Angela Diel.

O nono ano do projeto cultural Sexta Curta, que visa a promoção de lazer e cultura para os diversos segmentos de públicos internos que convivem na Trensurb, contou com 26 sessões ao longo do ano, incluindo, além de exibições de curtas gaúchos, apresentações musicais em datas comemorativas como Dia da Consciência Negra e Semana Farroupilha. 545 espectadores prestigiaram o projeto ao longo da temporada.

21/01/2016 – Trensurb
Print Friendly, PDF & Email

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Print Friendly, PDF & Email

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Print Friendly, PDF & Email

Print Friendly, PDF & Email