Quer ficar bem informado sobre o transporte de passageiros sobre trilhos? Inscreva-se na newsletter da ANPTrilhos e receba as informações no seu e-mail.

Setor de Autarquias Sul – Quadra 1 – Ed. CNT Torre A – Sala 510 – Brasília/DF | (61) 3322-3158 | contato@anptrilhos.org.br

Transporte Sobre Trilhos – Serviços ao cidadão durante a Copa do Mundo

  • Releases
  • 9 minutos de leitura

Associação de operadores de trens e metrôs informa programação especial para Copa do Mundo em algumas cidades

Com o início das partidas da Copa de Futebol 2014, os operadores de trens de passageiros e metrôs organizaram programação especial para o público.

A ANPTrilhos – Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (www.anptrilhos.org.br) apresenta a programação para algumas cidades: São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Salvador e Natal.

São Paulo
CPTM e Metrô

Durante a abertura e os seis jogos da COPA DO MUNDO DA FIFA BRASIL 2014™ que serão realizados na cidade de São Paulo, a melhor maneira de acessar a Arena Corinthians é o transporte público, especialmente os sistemas de metrô e trens, pois as principais vias que dão acesso ao estádio serão bloqueadas ao tráfego de veículos.

Por uma tarifa única de R$ 3,00, os passageiros podem utilizar os 260,8 km de trilhos e 92 estações da CPTM, e os 75,5 km e 65 estações de Metrô. Diariamente, mais de 7,4 milhões de pessoas utilizam o sistema de transporte público sobre trilhos.

O sistema metroferroviário do Estado de São Paulo é formado pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), pela Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô) e pela ViaQuatro (que administra a Linha 4 de metrô) que, juntas, possuem uma rede de mais de 336 quilômetros de vias e servem a 22 municípios (http://www.metro.sp.gov.br/pdf/mapa-da-rede-metro.pdf).

  • HORÁRIO ESPECIAL – na Linha 11 da CPTM, funcionará o Expresso da Copa, ligando diretamente as estações Luz e Corinthians-Itaquera, com início três horas antes da abertura dos portões do estádio. O tempo de viagem estimado é de 19 minutos e os trens partirão de forma intercalada aos trens do Expresso Leste, que por sua vez também iniciam a viagem na estação da Luz, mas com paradas nas estações Brás e Tatuapé, chegando a Itaquera e prosseguindo até Guaianazes.
  • CPTM – ATENDIMENTO A ESTRANGEIROS: Diferentes módulos de treinamentos foram aplicados às equipes operacionais, incluindo os operadores (maquinistas), agentes operacionais (equipe de estação) e agentes de segurança, incluindo proatividade em atendimento e curso básico de inglês.
  • FORÇA-TAREFA – Uma força tarefa especial foi mobilizada pela CPTM para os jogos teste e estará atuando nos dias de jogos. Agentes operacionais, equipe de manutenção (vias, sistemas, trens) e segurança. Cerca de 900 empregados estarão diretamente ligados nessa ação.
  • Durante a Copa, o Metrô e a CPTM atenderão à demanda por transporte com duas linhas paralelas.
  • Os usuários poderão utilizar a Linha 3-Vermelha do Metrô ou a Linha 11-Coral da CPTM, que contam com estações a cerca de 1 km de distância das entradas da Arena Corinthians.
  • A capacidade conjunta dessas linhas chegará a 90 mil pessoas por hora/sentido e será suficiente para transportar mais pessoas do que o recomendado pela FIFA.
  • O estádio tem duas entradas principais – OESTE e LESTE – que estão indicadas nos ingressos. O trajeto do torcedor deverá ser definido de acordo com a entrada do estádio e ele será orientado a utilizar a linha que mais o aproxime de seu portão: quem for ao acesso OESTE do estádio será orientado a utilizar o Metrô e desembarcar na estação Artur Alvim.
  • Já quem for ao acesso LESTE da arena, deverá utilizar a CPTM, desembarcando na estação Corinthians-Itaquera. Na Linha 11, em dias de jogos, funcionará o Expresso da Copa, ligando diretamente as estações Luz e Corinthians-Itaquera, com início três horas antes da abertura dos portões do estádio. O tempo de viagem estimado é de 19 minutos e os trens partirão de forma intercalada aos trens do Expresso Leste, que por sua vez também iniciam a viagem na estação da Luz, mas com paradas nas estações Brás e Tatuapé, chegando a Itaquera e prosseguindo até Guaianazes.

Brasília
Metrô

Tendo em vista os dias de realização dos jogos da Copa do Mundo em Brasília, o Metrô-DF terá operação especial nas seguintes datas:

15, 19, 23, 26 e 30 de junho e 05 e 12 de julho de 2014.

– Nas 4 horas que antecedem os jogos, a operação será realizada com 24 trens, com intervalo de 3’40” nas estações do tronco (de Central a Águas Claras);

– Durante os jogos, no período de duas horas, serão 16 trens em operação com intervalo de 5’31”, com exceção do dia 23 de junho, quando pode chegar até 24 trens, por coincidir o horário do jogo com o horário de pico;

– Até 3 horas após o término dos jogos, a operação será realizada com 24 trens, com intervalo de 3’40” nas estações do tronco, com redução gradativa da frota conforme a demanda de usuários;

– No domingo, dia 15 de junho, o horário que seria das 7h às 19h, será ampliado até às 22h para atender os torcedores na saída do evento. Neste dia, das 7 às 19h o embarque e desembarque poderão ser feitos em qualquer estação. A partir deste horário, o embarque só poderá ser feito na Estação Praça do Relógio com desembarque em todas as estações até às 22 horas.

Rio de Janeiro
Metrô

Todas as 36 estações do MetrôRio contam com uma nova sinalização bilíngue (português e inglês). A sinalização localiza geograficamente as estações com o seu entorno, indicando inclusive a proximidade com os pontos turísticos da cidade.

Em dias de jogos todos os 516 homens e mulheres do corpo de segurança do MetrôRio trabalharão nas 36 estações. Além disso, o metrô carioca possui 900 câmeras que dão suporte a essa equipe. A Concessionária também terá o apoio da PM, que atuará dentro das estações.

Aplicativo MetrôRio – O aplicativo MetrôFácil ou MetroRio – Official Rio Subway, na versão em inglês, oferece ao usuário um mapa com as linhas e estações, os pontos de integração e Metrô Na Superfície com seus trajetos e paradas, além da busca por bairros e geolocalização. O aplicativo está disponível para ser baixado App Store e Google Play.

A Concessionária preparou as seguintes novidades: vinhetas sobre o Mundial de Futebol para os televisores instalados nos trens e folheto para ser distribuído com mapa e rede de serviços para os turistas em seis idiomas (português, inglês, espanhol, francês, alemão e russo) e hotsite em três idiomas (português, inglês e espanhol). Além disso, os passageiros que usarem o MetrôRio como meio de transporte para os jogos da Copa do Mundo contarão com a ajuda de promotores bilíngues.

Porto Alegre

TRENSURB: Trens irão operar com intervalos diferenciados entre viagens em dias de jogos da Seleção Brasileira e outras partidas em Porto Alegre.

Durante o período em que será disputada a Copa do Mundo no Brasil, o funcionamento do metrô operado pela Trensurb terá alterações na grade de horários e intervalos. Quando Porto Alegre receber jogos em dias de semana – 18, 25 e 30 de junho –, os horários de vale (oposto de pico) ao longo da maior parte do dia têm intervalo de oito minutos entre viagens ao invés dos dez minutos habituais. Quando a partida na capital gaúcha for no domingo – 15 e 22 de junho –, os intervalos entre viagens ao longo do dia são de oito minutos ao invés dos 15 minutos costumeiros.
Já nos dias de jogos da Seleção Brasileira, quando a partida for às 17h – em 12 e 23 de junho, o horário de pico será antecipado para as 15h, com intervalos entre viagens de cinco minutos no período aproximado das 15h às 17h. Quando o Brasil jogar às 16h – no dia 17 de junho –, o pico será antecipado para as 14h, com intervalos de cinco minutos no período aproximado das 14h às 16h.

Confira as tabelas horárias na página da empresa na internet –
http://www.trensurb.gov.br/paginas/paginas_detalhe.php?codigo_sitemap=4095
Para auxiliar no atendimento dos turistas que vierem a Porto Alegre, a Trensurb convocou voluntários com conhecimento dos idiomas inglês e espanhol. Cerca de 30 pessoas atuarão, a partir da tarde de amanhã (3) e até o dia 30, nas estações Aeroporto, Rodoviária, Mercado e, em dias de treinamento na Arena, na Estação Anchieta. Além disso, todas as 22 estações terão sempre pelo menos um empregado do metrô proficiente em língua estrangeira durante os horários de operação.
Foi criada também uma campanha de comunicação visual que inclui materiais diversos em português, inglês e espanhol, como: guia do usuário com informações de serviços; totens digitais interativos nas estações Mercado, Aeroporto e no terminal do aeromóvel junto ao Salgado Filho; totens adesivados instalados em todas as estações, com o mapa da linha e informações sobre o trajeto até o aeroporto e o Estádio Beira-Rio; um aplicativo especial para smartphones, intitulado “Trensurb na Copa”, disponível para iOS e Android; painéis de boas vindas para sancas de todos os 25 trens e para as plataformas da Estação Mercado.

Salvador

O metrô da capital baiana estará operando em fase inicial e por isso o acesso terá restrições nos dias de jogos: será liberado apenas a passageiros de ônibus e vans credenciados para transportar torcedores com ingressos. A Linha 1 do metrô de Salvador, com 7,3 km de extensão, entrará em operação no dia 11 de junho.

Natal

CBTU: Nos dias de jogos no Estádio Arena das Dunas, o sistema de trens urbanos de Natal funcionará normalmente. Já nos dias de jogos da seleção brasileira, os trens circularão em horário especial.

Confira os detalhes sobre o funcionamento trens urbanos durante a copa:

DATA

DIA

FUNCIONAMENTO

12 de junho

Quinta-feira

Linha Norte (Natal/C. Mirim): Encerra às 17h em Ceará-Mirim.

Linha Sul (Natal/Parnamirim): Encerra às 17h em Natal.

13 de junho

Sexta-feira

Funcionamento Normal.

16 de junho

Segunda-feira

Funcionamento Normal.

17 de junho

Terça-feira

Linha Norte (Natal/C. Mirim): Encerra às 17h em Ceará-Mirim.

Linha Sul(Natal/Parnamirim): Encerra às 17h em Natal.

23 de junho

Segunda-feira

Linha Norte(Natal/C. Mirim): Encerra às 17h em Ceará-Mirim.

Linha Sul(Natal/Parnamirim): Encerra às 17h em Natal.

24 de junho

Terça-feira

Funcionamento Normal.

Print Friendly, PDF & Email

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Print Friendly, PDF & Email

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Print Friendly, PDF & Email

Print Friendly, PDF & Email