Quer ficar bem informado sobre o transporte de passageiros sobre trilhos? Inscreva-se na newsletter da ANPTrilhos e receba as informações no seu e-mail.

Setor de Autarquias Sul – Quadra 1 – Ed. CNT Torre A – Sala 510 – Brasília/DF | (61) 3322-3158 | contato@anptrilhos.org.br

Transporte férreo de passageiros é determinante para desenvolvimento da mobilidade urbana das grandes cidades brasileiras

O aumento da eficiência no transporte de passageiros e aprimoramento da mobilidade urbana nos grandes centros são prioridades de todos os estados brasileiros. Para o presidente da Associação de Engenheiros Ferroviários (AENFER), Luiz Euler Carvalho de Mello, o aumento da agilidade nos deslocamentos de passageiros está condicionado à observância de quesitos como acessibilidade, integração entre sistemas, elevação da velocidade operacional, maior rigor na manutenção dos veículos e melhoria na qualificação dos profissionais que trabalham no transporte coletivo. O setor estará reunido de 3 a 5 de novembro, em São Paulo, durante a NT Expo – 18ª Negócios nos Trilhos, principal evento do setor metroferroviário da América do Sul, para debater como o modal pode ganhar relevância na matriz de transporte e para apresentar ao mercado soluções e tecnologias para o segmento metroferroviário.

Segundo o presidente da AENFER, grandes metrópoles em todo o mundo dependem de sistemas metroferroviário, com metrôs, veículos leves sobre trilhos (VLT), monotrilhos, trens de passageiros de pequeno, médio e até de longos percursos para as ligações suburbanas e entre cidades. De Mello destaca a importância da ampliação e modernização das frotas e linhas existentes hoje no Brasil para contribuir com soluções práticas que tenham como objetivo sanar os atuais gargalos de infraestrutura. “Desta forma, o setor metroferroviário conseguirá de fato contribuir com a melhoria da qualidade de vida e a qualidade ambiental das cidades”.

“Em eventos como a NT Expo são apresentadas justamente soluções que proporcionam este desenvolvimento para o setor. São novidades fruto da evolução tecnológica das empresas que objetivam oferecer melhoria contínua dos sistemas já existentes e na expansão da malha brasileira”, destaca.

Solução lançada na feira – Uma destas novidades da NT Expo 2015 é a solução de sinalização para VLT’s, que será apresentada pela Thales – empresa especializada em soluções para trens intercidades de alta velocidade, metrôs e VLTs. O foco da solução é o gerenciamento, sinalização e controle para redes urbanas de alta performance, garantindo viagens mais curtas e seguras aos passageiros. Entre as funcionalidades estão: Integração de alto nível nos centros de controle e a bordo; Regulagem de trens e gestão de horários inteligente; Plataforma de simulação e treinamento; Gestão de tráfego flexível e inteligente; Ferramentas para analise de qualidade de serviço.

Além disso, a Thales ainda apresentará o Green CBTC, solução destinada ao setor metroviário, desenvolvido em resposta aos desafios de otimização dos tempos de implantação e dos custos de operação. Uma das vantagens deste sistema é a possibilidade de ser implementado por fases, otimizando os investimentos na construção civil e no material rodante.

Sobre a NT Expo – 18ª Negócios nos Trilhos 2015
É o principal encontro do setor de transporte metroferroviário da América Latina e reúne os principais players do mercado, carga e passageiro, nacionais e internacionais e toda a cadeia produtiva atuando como plataforma de geração de negócios, networking e melhores práticas. Em 2014 reuniu 230 empresas, de 23 países e atraiu 9.023 visitantes. Em 2015, a NT Expo – Negócios nos Trilhos acontece entre os dias 3 e 5 de novembro, das 13 às 20 horas, no Expo Center Norte, em São Paulo (SP).

Sobre a UBM Brazil
A UBM é líder global em mídia de negócios e segunda maior organizadora de eventos no mundo, com expertise reconhecida em promover e incentivar o networking e os negócios entre empresas dos mais diversos segmentos de atuação. Fundada em 1918 e com sede em Londres, está presente em 20 países, nos cinco continentes, com 5.500 funcionários e 160 escritórios, atuando em dezenas de setores que vão da alta tecnologia à moda e ao setor de saúde. No país desde 1994, a UBM Brazil foi a primeira multinacional a entrar no mercado brasileiro de feiras. Conecta profissionais dos diversos segmentos da indústria, tais como Construção Civil, Transporte de Carga, Logística e Comércio Internacional, Portos, Terminais e Armazéns, Tecnologia e Eletrônica, Indústria Medica e Farmacêutica, Ingredientes Alimentícios, Indústria Metroferroviária e Indústria Naval.

13/10/2015 – UBM
Print Friendly, PDF & Email

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Print Friendly, PDF & Email

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Print Friendly, PDF & Email

Print Friendly, PDF & Email