Quer ficar bem informado sobre o transporte de passageiros sobre trilhos? Inscreva-se na newsletter da ANPTrilhos e receba as informações no seu e-mail.

Setor de Autarquias Sul – Quadra 1 – Ed. CNT Torre A – Sala 510 – Brasília/DF | (61) 3322-3158 | contato@anptrilhos.org.br

“Temos capacidade e qualidade para operar com mais passageiros e mais carga”

“O Brasil precisa incrementar a capacidade do transporte. Isso é fundamental porque estamos num ciclo vicioso e precisamos sair dele”. Quem faz o alerta é o representante da UIC (International Union of Railways) na América Latina, Guilherme Quintella. As dificuldades do ano fiscal e a falta de incremento na capacidade são os desafios a serem superados para que o setor metroferroviário continue crescendo no País.

Ainda de acordo com Quintella, hoje a participação da ferrovia ainda é muito pequena dentro da matriz dos transportes e este cenário precisa mudar. Falta de aportes públicos, caixa apertado e insegurança nas questões regulatórias são alguns dos obstáculos que, segundo ele, o setor precisa superar. “A ferrovia faz uma sinalização. Precisamos parar, escutar e discutir este pedido porque precisamos entender a demanda do investidor e as necessidades de toda a cadeia”, completa.

A disparidade dos investimentos direcionados para o transporte de passageiros e de cargas foi outra advertência apontada pelo representante da UIC. Segundo ele, a cada quilômetro se investe dez vezes mais em transporte de passageiros do que no de carga. Quintella também ressalta o esforço da indústria ferroviária nacional para apresentar ao mercado soluções inovadoras que não deixam à desejar para outros países. “Temos capacidade e qualidade para operar. Estamos preparados”.

Encontro marcado – Uma das oportunidades encontradas pelo setor metroferroviário para trazer à tona estas questões e apresentar iniciativas será o Fórum de Líderes da NT Expo – 18ª Negócios nos Trilhos, principal evento do setor metroferroviário da América do Sul. Realizado pela primeira vez no evento, o encontro terá o apoio da UIC (International Union of Railways), entidade responsável, mundialmente, pela padronização de equipamentos e material ferroviário. “Este Fórum que a UBM Brazil, organizadora da NT Expo, está promovendo com o nosso apoio é o momento ideal para pensarmos ações concretas de melhorias para as ferrovias do País. Será a hora de refletir e dar atenção às necessidades”, destaca.

A proposta do Fórum de Líderes é aproveitar a oportunidade para discutir as diretrizes do setor e apresentar soluções estratégicas que contribuam para o desenvolvimento do modal. O encontro acontecerá paralelamente à feira, nos dias 4 e 5 de novembro. Os principais representantes do setor metroferroviário estarão reunidos neste encontro que será realizado pela primeira vez na NT Expo

Programação – O Fórum será composto por três painéis, subdivididos em palestras que acontecerão no dia 4 e 5 durante o evento. Entre os temas que serão discutidos estão “Principais desafios para o desenvolvimento ferroviário no Brasil e na América Latina e sua maior participação na matriz de transportes”; “Infraestrutura e integração ferroviária para cargas e passageiros e estudos de casos internacionais”; e “Abordagem nos mecanismos de financiamento para infraestrutura e transporte ferroviário”.

Além da presença do representante da UIC Guilherme Quintella, o diretor de passageiros da International Union of Railways, Ignácio Barrón, também participa do Fórum de Líderes. Também integram a grade nomes como o do secretário do Programa de Aceleração do Crescimento do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, Maurício Muniz Barretto de Carvalho; o diretor de Operações da Supervia, João Gouveia Ferrão Neto; o diretor presidente da CPTM, Paulo de Magalhães Bento Gonçalves; o chefe do Departamento de Transportes e Logística da Área de Infraestrutura do BNDES, Cleverson Aroeira da Silva; Alessandro Nascimento, Gerente de Produto, Alcatel-Lucent; e a subsecretária de Parcerias e Inovação da Secretaria de Governo do Estado de São Paulo, Karla Bertocco Trindade.

NT Expo – 18ª Negócios nos Trilhos
Data: 3, 4 e 5 de novembro.
Horário: 13 às 20h.
Local: Expo Center Norte.
Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme, São Paulo.

19/10/2015 – UBM
Print Friendly, PDF & Email

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Print Friendly, PDF & Email

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Print Friendly, PDF & Email

Print Friendly, PDF & Email