Quer ficar bem informado sobre o transporte de passageiros sobre trilhos? Inscreva-se na newsletter da ANPTrilhos e receba as informações no seu e-mail.

Setor de Autarquias Sul – Quadra 1 – Ed. CNT Torre A – Sala 510 – Brasília/DF | (61) 3322-3158 | contato@anptrilhos.org.br

_20170426_144107-C

A superintendente da ANPTrilhos, Roberta Marchesi, participou nesta 4ª feira (26/04) do painel “Desafios da Mobilidade Urbana – Como qualificar o transporte coletivo e atrair novas fontes de recursos”, no IV Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável (EMDS), que está sendo promovido nesta semana pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP), em Brasília.

Durante sua explanação no painel, a executiva da ANPTrilhos explicou que é importante que os municípios definam suas políticas de transporte para que cada modo possa cumprir efetivamente o seu papel de forma integrada. “Muitos sistemas estão sobrepostos e essa sobreposição leva a perda de eficiência dos sistemas e a redução do número de passageiros em cada um deles. É necessário pensar a estrutura de transporte urbano utilizando todos os modos de forma eficiente para que cada sistema tenha o melhor desempenho para a mobilidade e sua sustentabilidade. É importante pensar a mobilidade em longo prazo, que as demandas vão crescer, e o planejamento futuro é igualmente importante para promover essa integração”, explicou Roberta.

A ampliação da oferta de serviços para os cidadãos nas estações e terminais de integração foi um dos pontos abordados pela executiva da ANPTrilhos no painel sobre os desafios da mobilidade. Ela explicou que estruturas comerciais estão ganhando espaço nos sistemas de transporte, de forma que as pessoas possam aproveitar o tempo de espera do embarque para fazer comprar e utilizar os serviços disponíveis no entorno. “Essas opções agregam valor ao serviço de transporte. A exploração comercial pode ser revertida para o próprio sistema e ajudar a financiar a linha de transporte, seja ela o metrô, ônibus ou barcas. Essa tendência pode ser utilizada em qualquer serviço de transporte e também em estações que integram os modos. Para isso, temos três instrumentos importantes que são o Plano de Mobilidade, o Plano Urbanístico da cidade e o planejamento do transporte, levando em consideração esses dois outros planos. É fundamental que as cidades tenham esse planejamento e essa otimização de redes”, declarou a executiva.

O painel contou ainda com a participação de Sérgio Avelleda, secretário de Transporte da prefeitura de São Paulo; Ailton Brasiliense, presidente da ANTP; Marcos Bicalho, diretor da NTU; Luis Antonio Lindau, diretor da WRI Brasil; Richele Cabral, diretora da FETRANSPOR; e de Marina Carvalho, gerente nacional de infraestrutura da Caixa.

Print Friendly, PDF & Email

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Print Friendly, PDF & Email

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Print Friendly, PDF & Email

Print Friendly, PDF & Email