Quer ficar bem informado sobre o transporte de passageiros sobre trilhos? Inscreva-se na newsletter da ANPTrilhos e receba as informações no seu e-mail.

Setor de Autarquias Sul – Quadra 1 – Ed. CNT Torre A – Sala 510 – Brasília/DF | (61) 3322-3158 | contato@anptrilhos.org.br

Setor de transporte de passageiros sobre trilhos prevê aumento de empregos pelo terceiro ano consecutivo

• De acordo com a ANPTrilhos, até 2020 setor deve contar com 60 mil profissionais empregados;
• Em novembro, São Paulo sedia evento que discutirá o futuro do mercado de trabalho em toda a indústria metroferroviária

 

Um dos reflexos mais imediatos da recessão econômica é no mercado de trabalho, que acaba sendo um dos mais afetados. A diminuição na atividade industrial atinge na mesma proporção o ritmo de abertura de vagas de trabalho e a manutenção desses postos. No entanto, há setores que sentiram menos os efeitos da crise que assola o país, entre eles, o metroferroviário. Segundo dados da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros Sobre Trilhos (ANPTrilhos), desde 2014 o segmento registra crescimento médio de 10% no número de vagas de trabalho.

De acordo com a superintendente da entidade, Roberta Marchesi, em 2015 a expansão chegou a 6%, alcançando a marca de 41.100 profissionais empregados. “Já é o segundo ano consecutivo que vamos na contramão da crise econômica, nosso segmento vem em uma crescente muito grande no número de empregos, muito em função das inaugurações e implantações de novos sistemas”, afirma.

Roberta prevê que para 2016 a ascensão continue. “Para este ano, esperamos novas vagas de trabalho nesse mercado, especialmente por causa da abertura da Linha 4 do Metrô do Rio de Janeiro, assim como pela inauguração do VLT da cidade, da expansão da Linha 2 do Metrô de Salvador, entre outras. O segmento vai crescendo e isso gera aumento na empregabilidade”, reforça a superintendente da ANPTrilhos, que será uma das associações presentes na NT Expo 2016, o principal evento dedicado ao setor metroferroviário na América Latina, que será realizado de 8 a 10 de novembro, em São Paulo.

Estima-se que até o final de 2020 o quadro de profissionais contratados chegue ao número de 60.000.

Transporte de cargas – O setor de transporte de passageiros não foi o único que apresentou aumento no número de empregos, o segmento de transporte de cargas também registrou crescimento de postos de trabalho no país. Segundo dados da Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF), as ocupações de vagas
dessa indústria avançaram aproximadamente 140% nos últimos 18 anos.

“O número de empregos diretos e indiretos no setor vem aumentando desde o fim da década de 1990, indo de 16.662 profissionais em 1997 para 39.741 em 2015”, ressalta o diretor executivo da entidade, Fernando Paes.

Fórum de Carreiras – Para discutir o atual cenário e o futuro do mercado de trabalho em toda a indústria metroferroviária, a 19ª NT Expo – Negócios nos Trilhos promove mais uma edição do Fórum de Carreiras.

O evento será realizado no dia 09 de novembro, a partir das 14h, no Expo Center Norte, e contará com a presença de especialistas e profissionais do setor que debaterão sobre diversos temas, por exemplo, como a abertura da infraestrutura à iniciativa privada afeta o setor para os engenheiros metroferroviários e as mudanças de perfil técnico e comportamental do profissional de engenharia do segmento nos últimos anos.

Para mais informações e o credenciamento de visitantes, acesse o site www.ntexpo.com.br

NT Expo – 19ª Negócios nos Trilhos
Data: 8, 9 e 10 de novembro.
Horário: 13 às 20h.
Local: Expo Center Norte – Pavilhão Vermelho.
Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme, São Paulo.

Sobre a NT Expo – 19ª Negócios nos Trilhos 2016 –http://www.ntexpo.com.br/pt/
Um dos mais exclusivos encontros de negócios do setor de transporte metroferroviário da América Latina, a NT Expo reúne toda a cadeia de fornecedores, formadores de opinião e os principais players dos segmentos de carga e passageiro, nacionais e internacionais. O evento consolidou-se como plataforma de geração de negócios, networking e melhores práticas. Em 2015, a NT Expo reuniu cerca de 230 marcas e atraiu por volta de 9.000 profissionais do setor. Em 2016, o evento acontece de 08 a 10 de novembro, das 13 às 20 horas, no Expo Center Norte, em São Paulo (SP).

26/10/2016 – UBM Brazil
Print Friendly, PDF & Email

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Print Friendly, PDF & Email

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Print Friendly, PDF & Email

Print Friendly, PDF & Email