Quer ficar bem informado sobre o transporte de passageiros sobre trilhos? Inscreva-se na newsletter da ANPTrilhos e receba as informações no seu e-mail.

Setor de Autarquias Sul – Quadra 1 – Ed. CNT Torre A – Sala 510 – Brasília/DF | (61) 3322-3158 | contato@anptrilhos.org.br

Secretário Nacional de Transporte e Mobilidade Urbana, Dario Rais Lopes, discute em SP nesta quarta-feira planos para expansão da matriz de transportes

 

Começa nesta quarta-feira, 2 de dezembro, a segunda edição do Fórum Movecidades, organizado pelo Informa Group. O principal objetivo do evento, que segue até a sexta-feira, é incentivar o debate sobre captação de recursos para promover soluções de planejamento e operação que viabilizem a mobilidade urbana em diversas cidades brasileiras, além de discutir prós e contras de cases e modelos de gestão praticados em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Fortaleza, Canoas, Santa Catarina, entre outros centros urbanos. A programação ainda enfoca alternativas de financiamento disponíveis para obras de infraestrutura urbana e regulação de modicidade tarifária.

“A iniciativa privada está ciente da real importância de oferecer soluções em prol da mobilidade nas grandes metrópoles e outras cidades do Brasil, pois as administrações públicas estão cada vez mais engajadas em construir planos sólidos de transporte coletivo e indívidual. Vivemos um momento de mudanças e a necessidade de investimentos aumenta a cada dia. O usuário do transporte coletivo quer mais qualidade e uma tarifa acessível. Por isso, o Movecidades tem como propósito reunir os players dos setores privado e público para destacar iniciativas de sucesso e relacionar diferentes visões sobre os assuntos mais críticos”, pontua a gerente do evento, Melissa Dalla Rosa.

A abertura do evento acontece às 9h do dia 2, com a presença do Secretário Nacional de Transportes e da Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades, Dario Rais Lopes, que falará sobre a estruturação de programas que estimulem a expansão planejada das matrizes de transportes em sinergia com o crescimento das cidades, bem como o status de adequação das cidades brasileiras com relação aos planos municipais de mobilidade, quais as melhores estratégias para obter uma maior interação entre transporte e planejamento urbano e políticas sociais e de transportes para planejar a expansão e a integração da matriz com o conjunto do crescimento programado das cidades.

Na sequência, a partir das 9h30, será abordado o tema “Planejamento Integrado da Mobilidade” para debater a integração racional entre transporte coletivo e individual, de cargas e de passageiros, dos vários modais nos centros e nas regiões periféricas.

A partir das 10h30, representantes de Santa Catarina e Rio de Janeiro apresentarão suas percepções sobre modelos de gestão da mobilidade em regiões metropolitanas, destacando ações para criação de sinergia entre esfera municipal e estadual na concepção de planos de mobilidade.

Já as alternativas de financiamento da infraestrutura de mobilidade urbana serão discutidas às 11h30. Na sequência, o pesquisador do IPEA, Carlos Henrique Carvalho, irá debater as alternativas de financiamento da operação às 12h40. Para Carvalho, a atual realidade de custear o transporte inteiramente por meio da tarifa precisa ser modificada e diversas outras categorias da sociedade beneficiadas com o transporte público devem contribuir de forma direta com o financiamento das operações e não só quem faz uso do transporte. Raquel Verdenacci, gerente de negócios do Metrô de São Paulo, complementa a abordagem do tema com a experiência prática de captação de receitas acessórias.

No período da tarde acontece a 1ª rodada sobre Mobilidade do Presente e do Futuro, com os seguintes cases: Linha 6 do Metrô de São Paulo, Mobilidade em Fortaleza, Linha 15 do Monotrilho de São Paulo e Aeromóvel de Canoas.

Segundo dia – As cidades do futuro e seus cenários são o tema da primeira palestra do segundo dia, às 9h, com o Vice-Presidente para Indústria e Sociedade – América Latina da Ericsson, Jo Lindstad. A seguir, às 9h40, o Secretário Municipal de Transportes e Trânsito da Prefeitura de Juiz de Fora, Rodrigo Mata Tortoriello fala sobre a evolução da mobilidade urbana nas cidades urbanas, em que situação estamos e até onde poderemos chegar em relação ao conceito de mobilidade inteligente.

Já às 10h10, o diretor de mobilidade da Digicon, Helgio Trindade Filho, ministra a palestra “Tecnologia aplicada à mobilidade urbana nas Cidades Inteligentes”. No âmbito da informatização, às 11h10 o Diretor de Infraestrutura, Salvador Khurieyeh e o Superintendente de Tecnologia da Informação da SPTRANS, Pedro Gimene, abordam as novas tecnologias de telecomunicações e gestão da informação em mobilidade implementadas para melhorar a experiência do usuário das grandes redes de transporte, juntamente com a temática de tecnologias integradas para operar, organizar, fiscalizar, monitorar e otimizar o sistema de transporte.

Ainda no período da manhã, às 11h40 acontece a palestra “Engenharia de Tráfego e racionalização das redes de transporte público” e às 12h30 o Presidente do Instituto de Energia e Meio Ambiente, André Luís Ferreira, discute os incentivos necessários, tecnologia e soluções viáveis para a matriz energética do transporte público e mobilidade urbana.

O período da tarde do segundo dia está reservado para a 2ª rodada sobre Mobilidade do Presente e do Futuro com os cases: Linha 4 do Metrô de São Paulo, Move – O BRT de BH, CPTM São Paulo, Linha 4 MetrôRio e VLT de Petrolina.

No último dia de evento, uma comitiva visitará o Centro de Controle Operacional da Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo.

Sobre o 2º Movecidades
O 2º Fórum Movecidades é um encontro nacional de mobilidade urbana que abrirá espaço para a discussão de alternativas financeiras, estratégias de modicidade tarifária, soluções de otimização e modernização da mobilidade urbana. O evento acontece nos dias 2 e 3 de dezembro, no Hotel Golden Tulip Paulista Plaza, em São Paulo. No ano passado, o Movecidades ofereceu mais de 35 palestras e reuniu 115 executivos do setor, entre presidentes, diretores e gerentes de grandes empresas, além de autoridades federais, estaduais e municipais.

01/12/2015  – Portal Maxpress
Print Friendly, PDF & Email

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Print Friendly, PDF & Email

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Print Friendly, PDF & Email

Print Friendly, PDF & Email