Quer ficar bem informado sobre o transporte de passageiros sobre trilhos? Inscreva-se na newsletter da ANPTrilhos e receba as informações no seu e-mail.

Setor de Autarquias Sul – Quadra 1 – Ed. CNT Torre A – Sala 510 – Brasília/DF | (61) 3322-3158 | contato@anptrilhos.org.br

Representantes da ANPTrilhos apresentam Agenda de Governo do Setor Metroferroviário para Ministérios e Agências Reguladoras

  • Releases
  • 4 minutos de leitura
(1) Joubert Flores, presidente da ANPTrilhos, e Gilberto Kassab, Ministro das Cidades. (2) Thomaz Aquino, da Thales; Marcelo Dourado, do Metrô DF; Edgard Toledo, da T ́Trans; Rodrigo Vilaça, da ANPTrilhos; Roberta Marchesi, da ANPTrilhos; Antonio Carlos Rodrigues, Ministro dos Transportes; Bento Lima, da Valec; e Sérgio de Assis Lobo, da Valec.
(1) Joubert Flores, presidente da ANPTrilhos, e Gilberto Kassab, Ministro das Cidades. (2) Thomaz Aquino, da Thales; Marcelo Dourado, do Metrô DF; Edgard Toledo, da T ́Trans; Rodrigo Vilaça, da ANPTrilhos; Roberta Marchesi, da ANPTrilhos; Antonio Carlos Rodrigues, Ministro dos Transportes; Bento Lima, da Valec; e Sérgio de Assis Lobo, da Valec.

Representantes da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos) apresentaram nos dias 14 e 15 de abril a Agenda de Governo do Setor Metroferroviário para os Ministérios das Cidades e dos Transportes; Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL); e Diretoria Geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

A comitiva que visitou os órgãos governamentais foi composta por: Joubert Flores, presidente da Associação; Roberta Marchesi, superintendente; Rodrigo Vilaça, diretor executivo; Vicente
Abate, presidente da Abifer; Conrado Grava de Souza, chefe do núcleo de cooperação técnica do Metrô de São Paulo; Marcelo Dourado, presidente do Metrô DF; Bernardo Galvão Medeiros, assessor da presidência da CBTU; Thomaz D’Agostini Aquino, diretor de Desenvolvimento de Negócios da Thales; e Edgard Toledo Filho, diretor comercial da T ́Trans.

“Temos uma série de ações para fortalecer e estruturar o transporte metroferroviário de passageiros”, enfatizou o presidente da ANPTrilhos, Joubert Flores, ao apresentar a agenda para os representantes dos ministérios e órgãos do governo.

O diretor interino da ANTT, Carlos Nascimento, disse que a agenda é extremamente importante. “O que for necessário para fomentar o transporte de passageiros será feito”, disse Nascimento. O diretor solicitou ao assessor da diretoria geral da ANTT, Sergio de Souza Alves, que estabeleça uma agenda para tratar do transporte de passageiros sobre trilhos.

O presidente da Anatel, João Batista de Rezende, também recebeu o grupo. Os representantes da ANPTrilhos explicaram a importância de se ter uma frequência de comunicação dedicada, buscando a garantia da segurança da comunicação dos trens e do serviço de transporte. A ANPTrilhos já fez a reivindicação de uma faixa de frequência para a Anatel e o presidente da Agência designou o gerente de Espectro, Órbita e Radiodifusão, Agostinho Linhares, para dar andamento ao pedido.

A agenda governamental da ANPTrilhos também foi bem recebida pelos ministros GilbertoKassab, das Cidades, e Antonio Carlos Rodrigues, dos Transportes.

“Nós estamos dispostos a trabalhar com vocês para planejar e programar. E o que tiverem de propostas, problemas, tragam para nós. Se não, não vamos conseguir melhorar as coisas”, declarou o ministro Kassab.

O secretário nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana, Dario Rais Lopes, também participou do encontro e colocou a Secretaria à disposição e disse que abrirá um canal de comunicação direta.

Durante a visita dos representantes da ANPTrilhos, o ministro dos Transportes relembrou os tempos que utilizava os trens de passageiros no interior de São Paulo e o metrô no capital paulista. Antonio Carlos Rodrigues comentou a situação caótica do trânsito paulistano e disse que é importante dar andamento aos projetos para o transporte de passageiros sobre trilhos. “Vamos fazer uma reunião com a EPL (Empresa de Planejamento e Logística) e com a ANTT para verificarmos os projetos”, disse o ministro.

Também estiveram presentes o presidente interino e diretor de operações da Valec, Bento Lima, e o diretor de planejamento da Valec, Sérgio de Assis Lobo.

“A ideia da Agenda de Governo é consolidar as iniciativas e apresentar propostas para impulsionar o setor metroferroviário, criando um arcabouço de ações para priorizar o transporte de pessoas por trilhos”, explicou a superintendente da ANPTrilhos, Roberta Marchesi.

Print Friendly, PDF & Email

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Print Friendly, PDF & Email

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Print Friendly, PDF & Email

Print Friendly, PDF & Email