Quer ficar bem informado sobre o transporte de passageiros sobre trilhos? Inscreva-se na newsletter da ANPTrilhos e receba as informações no seu e-mail.

Setor de Autarquias Sul – Quadra 1 – Ed. CNT Torre A – Sala 510 – Brasília/DF | (61) 3322-3158 | contato@anptrilhos.org.br

‘Reage, Rio!”: Sistema de transporte precisa ser integrado para cidade não parar

‘Rio está atrasado para o uso de transporte público’, alerta presidente do MetrôRio

Além de unir tarifa, especialistas defendem descentralização e outras formas de financiamento para a mobilidade no Rio. O caminho para a mobilidade no Rio é a integração tarifária e modal. Sem isso, fica caro para o usuário e a cidade não anda – literalmente. Essa é a avaliação dos especialistas que participaram do seminário “Reage, Rio!”, que acontece hoje e amanhã no Museu de Arte do Rio, na Praça Mauá, promovidos pelos jornais O GLOBO e “Extra”.

Para o coordenador do Programa de Engenharia de Transportes da Coppe-UFRJ, Paulo Cezar Ribeiro, o maior problema é que as empresas são privadas e não abrem mão de cobrar a tarifa. Segundo ele, o que é necessário hoje, além de integrar tarifa e tipos de transporte, é modernizar o sistema de tráfego, rever a sinalização horizontal e vertical e implementar o patrulhamento do tráfego.

Guilherme Ramalho, presidente da MetrôRio, por sua vez, defende que, embora tenham conversas para integração de vários modais, as empresas têm custos de operação e manutenção que pesam.

– O poder público tem que achar uma equação melhor para oferecer esse sistema conjunto. Defendemos ter uma autoridade metropolitana que olhe por essa integração.

Entre as demais soluções para a mobilidade na capital e região, ele aponta o trabalho em conjunto com a tecnologia e adoção de tarifas que onerem quem usa transporte individual, como pedágios urbanos.

– O Rio está atrasado para o uso de transporte público. Hoje, o nosso primeiro desafio é otimizar a rede já instalada, que é boa. Para o futuro, devemos buscar financiamentos sustentáveis, como se tem em todo o mundo. Outra solução é também a integração tecnológica, como a que vamos fazer com a 99 (táxi).

Na parceria que será lançada nos próximos dias, o usuário compra um cartão no valor de R$ 20, com direito a cinco passagens no metrô e cinco descontos de R$ 4 para quem seguir viagem de táxi pela 99.

Outro ponto levantado no debate foi o do diretor-executivo da Câmara Metropolitana do Rio, Vicente Loureiro, sobre a também importância de descentralizar o centro comercial do Rio.

‘Não basta o sistema de transporte ser bom, tem-se que construir e distribuir melhor as ofertas de trabalho, lazer, saúde e educação’
– Vicente Loureiro
Diretor-executivo da Câmara Metropolitana do Rio

– O objetivo é sempre reduzir o tempo de deslocamento trabalho/casa. Para isso, não basta o sistema de transporte ser bom, tem-se que construir e distribuir melhor as ofertas de trabalho, lazer, saúde e educação – diz Loureiro.

O “Reage, Rio!” é uma realização dos jornais O GLOBO e “Extra”, com oferecimento do Sistema Fecomércio-RJ, por meio do Sesc-RJ, patrocínio da Souza Cruz, da Oi, da Alerj e do Sebrae, além de apoio do shopping RioSul. Os sites do GLOBO (oglobo.com.br) e do “Extra” (extra.globo.com) transmitem o evento ao vivo. Um caderno especial sobre os temas discutidos nos dois dias será publicado no domingo nos dois jornais.

CONFIRA COMO FOI O DEBATE SOBRE MOBILIDADE E SEGURANÇA, EM VÍDEO:

https://oglobo.globo.com/rio/reage-rio-sistema-de-transporte-precisa-ser-integrado-para-cidade-nao-parar-21766218

CONHEÇA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO EVENTO:

Quarta-feira, 30 de agosto

Abertura: Frederic Kachar, diretor-geral da Infoglobo; Ascânio Seleme, diretor de Redação do GLOBO e Orlando Diniz, presidente da Fecomércio-RJ, participam da cerimônia às 10h, no Museu de Arte do Rio (MAR), na Praça Mauá.

Painel segurança: Começa às 10h25m, com mediação de Octávio Guedes, diretor de Redação do “Extra”. Convidados: Robson Rodrigues, coronel da PM e ex-coordenador-geral das UPPs; Torquato Jardim, ministro da Justiça; Michele dos Ramos, especialista em segurança do Instituto Igarapé. Apresentação de caso, às 11h45m: sociólogo colombiano Hugo Acero, especialista em segurança.

Painel Mobilidade Urbana: Mediado pela editora de Rio do GLOBO, Gabriela Goulart, começa às 14h. Convidados: Guilherme Ramalho, presidente do Metrô; Paulo Cezar Ribeiro, coordenador do Programa de Engenharia de Transportes da Coppe-UFRJ; Vicente Loureiro, diretor-executivo da Câmara Metropolitana do Rio.

Apresentação de caso, às 15h20m: Moovit, Washington Fajardo.

Painel Recuperação Econômica: O painel terá início às 16h, com mediação de Maria Fernanda Delmas, editora-executiva do GLOBO. Convidados: Mauro Osorio, economista; David Zylbersztajn, sócio da DZ Negócios com Energia e ex-diretor da Agência Nacional de Petróleo; Christino Áureo, secretário estadual da Casa Civil e Desenvolvimento Econômico. Apresentações de caso: às 17h20m, José Carlos Pinto, diretor-executivo do Parque Tecnológico da UFRJ, e, às 17h40m, Sebrae Lidera Rio.

Quinta-feira, 31 de agosto

Abertura: Alan Gripp, editor-executivo dos jornais O GLOBO e “Extra”.

Painel Políticas públicas: Começa às 10h25m, com mediação de Willian Helal, editor de Conteúdo Digital do GLOBO. Convidados: Claudia Costin, especialista em gestão pública e ex-secretária municipal de Educação; Cesar Benjamin, secretário municipal de Educação; Vilma Guimarães, Fundação Roberto Marinho.

Apresentação de caso, às 11h40m: Márcio Maranhão, autor do livro “Sob Pressão”.

Painel Ética: Mediação: Pedro Dias Leite, editor de País do GLOBO. Convidados: Felipe Saboya, gerente-executivo de Relações Institucionais do Instituto Ethos; Fernando Gabeira, jornalista.

Apresentação de caso, às 15h20m: Eduardo Gussem, procurador-geral de Justiça do Rio.

Painel Turismo: Tem início às 16h. Mediação: Flávia Barbosa, editora de economia do GLOBO. Convidados: Roberto Medina, empresário e presidente do Rock in Rio; Bruno Marques, presidente do grupo Cataratas, AquaRio; Paulo Michel, vice-presidente da ABIH/RJ; Vinícius Lummertz, presidente da Embratur.

Apresentação de caso, às 17h35m: Fecomércio.

30/08/2017 – O Globo
Print Friendly, PDF & Email

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Print Friendly, PDF & Email

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Print Friendly, PDF & Email

Print Friendly, PDF & Email