Quer ficar bem informado sobre o transporte de passageiros sobre trilhos? Inscreva-se na newsletter da ANPTrilhos e receba as informações no seu e-mail.

Setor de Autarquias Sul – Quadra 1 – Ed. CNT Torre A – Sala 510 – Brasília/DF | (61) 3322-3158 | contato@anptrilhos.org.br

Proposta destina recursos da Cide para ações de mobilidade urbana

A Câmara dos Deputados analisa Proposta de Emenda à Constituição (PEC 244/16) que destina parte dos recursos da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide) para o financiamento de ações de capacitação e gestão em mobilidade urbana.

Autor da proposta, juntamente com outros membros do Centro de Estudos e Debates Estratégicos (Cedes), o deputado Lúcio Vale (PR-PA) chama a atenção para a carência de fontes de financiamento estáveis e permanentes para o custeio de ações nessa área. A mobilidade urbana refere-se às condições de deslocamento da população nas cidades.

O texto propõe que 5% do produto da arrecadação da Cide – descontada a parcela destinada aos estados, ao Distrito Federal e aos municípios – sejam alocados para fundo de natureza contábil criado para financiar essas ações.

Hoje a Cide é destinada ao pagamento de subsídios a preços ou transporte de álcool combustível, gás natural e seus derivados e derivados de petróleo; ao financiamento de projetos ambientais relacionados com a indústria de petróleo e do gás; e ao financiamento de programas de infraestrutura de transportes.

Tramitação

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania vai analisar a admissibilidade da PEC. Se aprovada, a proposta será analisada por comissão especial criada especificamente com essa finalidade. Depois, será votada em dois turnos pelo Plenário da Câmara, antes de seguir para o Senado.
Íntegra da proposta:

17/03/2017 – Agência Câmara Notícias
Print Friendly, PDF & Email

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Print Friendly, PDF & Email

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Print Friendly, PDF & Email

Print Friendly, PDF & Email