Quer ficar bem informado sobre o transporte de passageiros sobre trilhos? Inscreva-se na newsletter da ANPTrilhos e receba as informações no seu e-mail.

Setor de Autarquias Sul – Quadra 1 – Ed. CNT Torre A – Sala 510 – Brasília/DF | (61) 3322-3158 | contato@anptrilhos.org.br

Prefeitura do Rio reafirma interesse na ampliação do metrô e fala em ‘estudos avançados’

O secretário municipal de Transportes do Rio, Fernando MacDowell, reafirmou nesta quarta-feira (3) o interesse da prefeitura em assumir as obras de ampliação do metrô. De acordo com ele, os estudos estão avançados e ele está se “acertando” com alguns parceiros para dar início ao projeto.

O secretário falou sobre o tema em uma audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ampliação e Conclusão das Obras da Linha 4, na Câmara dos Vereadores, Centro do Rio.

“Os estudos estão bem avançados, porque você precisa do estudo, até para poder conversar com o Banco Mundial. Se você não fez estudo nenhum, o Banco Mundial começa a te fazer várias perguntas. São estudos de demanda, de engenharia de tráfego, do valor da tarifa, como vai fazer integração, se terá integração com outros municípios, se for o caso de descer pra Baixada. É preciso ter as respostas”, disse MacDowell, citando o interesse da instituição de fomento estrangeira no projeto.

“O Banco Mundial esteve aqui, veio conversar comigo sobre essa possibilidade do metrô. Está todo mundo empolgado e nós podemos partir pra valer. O Banco Mundial está disposto a me ajudar, como me ajudou na Pro Lagos, na Via Lagos e em outros trabalhos que eu fiz. Estamos conversando e acertando”, completou o secretário.

Ao ser questionado sobre a origem dos recursos para a implantação do projeto, já que a prefeitura do Rio passa por dificuldades financeiras, Fernando MacDowell disse que o projeto seria feito por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP).

“Nós queremos ir até o Recreio [dos Bandeirantes], o prefeito já até comentou isso. Nós temos uma condição muito boa de tentar solucionar esse problema através da iniciativa privada. Hoje a gente podia estar com metrô, indo a vários lugares da cidade, com um custo muito mais barato sobre o ponto de vista de operação. Mas não estamos conseguindo ter isso”, afirmou.

Após a reunião entre os parlamentares e representantes da prefeitura, o vereador Carlo Caiado disse que o secretário irá apresentar os estudos em uma audiência pública, daqui a 60 dias.

“Ele disse que tem interesse da prefeitura em viabilizar isso, mas os estudos ainda não estão definidos. Então combinou com a Câmara Municipal que em 60 dias será realizada uma audiência pública para apresentar todos os estudos de viabilidade. Teremos a presença da secretaria municipal de Transportes e da subsecretaria de Urbanismo para poder demonstrar a viabilidade urbanística para tal”, disse Caiado.

03/05/2017 – G1
Print Friendly, PDF & Email

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Print Friendly, PDF & Email

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Print Friendly, PDF & Email

Print Friendly, PDF & Email