Quer ficar bem informado sobre o transporte de passageiros sobre trilhos? Inscreva-se na newsletter da ANPTrilhos e receba as informações no seu e-mail.

Setor de Autarquias Sul – Quadra 1 – Ed. CNT Torre A – Sala 510 – Brasília/DF | (61) 3322-3158 | contato@anptrilhos.org.br

Paratletas do Brasil viajam de VLT Carioca

VLT Carioca-Paratletas do Brasil viajam de VLT Carioca-500pxEmoção, alegria, samba e sorrisos. Assim foi marcada a chegada de parte da delegação brasileira paralímpica ao Rio de Janeiro no início da tarde desta quarta-feira (31). Após desembarcar no Aeroporto Santos Dumont, o grupo de 93 pessoas – composto por atletas e equipe técnica – deu uma voltinha no VLT Carioca. Para a operação, foram disponibilizados dois bondes que seguiram para a Parada dos Museus, onde a equipe desembarcou para conhecer o Boulevard Olímpico.

Dentro dos trens, as equipes de esgrima, halterofilismo, tênis de mesa, tiro com arco, vôlei sentado, canoagem e remo receberam as boas-vindas dos condutores e demais funcionários, que se mostraram emocionados. “É um prazer para mim e para todos do VLT Carioca transportar a delegação paralímpica do Brasil. Espero que curtam o passeio”, desejou o condutor Edeilson Pontes, que no final da viagem puxou o coro “Eu sou brasileiro com muito orgulho, com muito amor”.

Durante o trajeto, os paratletas esbanjaram simpatia, alegria e elogios ao novo modal. Para Jovane Guissone, medalhista de ouro em esgrima em rodas na Paralimpíada de Londres, a acessibilidade do VLT é um dos pontos positivos. “Achei tudo muito bom, principalmente o espaço de intervalo entre a plataforma e o trem. É nivelado e ótimo para o cadeirante. Também gostei dos espaços reservados para a cadeira”, detalhou.

Através dos vidros do Veículo Leve sobre Trilhos, os pontos turísticos e históricos que compõem o Centro Antigo do Rio foram apresentados, incluindo a Candelária, onde foi a morada da Tocha do Povo na Olimpíada.

Acessibilidade

Modernos, silenciosos e acessíveis. Assim é classificado o VLT Carioca. A cerca de 20 cm de altura, as paradas do Veículo Leve sobre Trilhos são niveladas com as composições e são dotadas de rampas suaves e antiderrapantes que facilitam o acesso de pessoas portadoras de necessidades especiais. Além disso, cada plataforma dispõe de acessos nas extremidades e é dotada em toda sua extensão de linha de piso podotátil, faixas em alto relevo que facilitam a locomoção de pessoas com deficiência visual.

Internamente, todas as composições contam com local específico para cadeirantes, avisos sonoros e letreiros eletrônicos com informações operacionais. A sinalização, validadores e acionamento de portas estão instalados em posição adequada.

Além disso, todos os agentes de bordo e estação são capacitados, inclusive pela Secretaria Municipal de Pessoa com Deficiência, para auxiliar no embarque e desembarque

31/08/2016 – VLT Carioca
Print Friendly, PDF & Email

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Print Friendly, PDF & Email

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Print Friendly, PDF & Email

Print Friendly, PDF & Email