Quer ficar bem informado sobre o transporte de passageiros sobre trilhos? Inscreva-se na newsletter da ANPTrilhos e receba as informações no seu e-mail.

Setor de Autarquias Sul – Quadra 1 – Ed. CNT Torre A – Sala 510 – Brasília/DF | (61) 3322-3158 | contato@anptrilhos.org.br

Novo trem chinês entra em operação e é batizado de Trem do Samba

O secretário de Transportes, Carlos Roberto Osorio, acompanhado do presidente da SuperVia, Carlos José Cunha, e do cônsul-geral da China no Rio de Janeiro, Song Yang, realizou no sábado (5/12) viagem inaugural do 90º trem chinês dos 100 adquiridos na China pelo Governo do Estado. A composição, batizada de Trem do Samba, partiu de Madureira em direção à Central do Brasil, em uma viagem de 20 minutos, animada pela bateria da Portela e dos grupos Superar, composto por cadeirantes e portadores de necessidades especiais, e Sambistas com Cristo.

O veículo partiu também em direção a Oswaldo Cruz e Madureira, abrindo a 20ª edição do Trem do Samba, uma das mais tradicionais manifestações culturais do Rio.

– O samba e os trens são expressões da cultura popular do Rio. É muito bom vê-los num dia festivo como hoje andando pelos mesmos trilhos e fazendo a alegria da nossa população. A cada trem novo que entregamos damos mais um passo para melhorar a qualidade do sistema ferroviário – disse Osorio.

O 90° trem chinês tem capacidade para transportar 1.800 passageiros e vai acrescentar 12 mil lugares à oferta diária do sistema ferroviário, garantindo aos usuários do sistema ferroviário mais conforto na viagem, por ser equipado com ar-condicionado, passagem interna entre os carros, sistema que impede a abertura de portas durante as viagens, circuito interno de segurança, bagageiros, interiores mais amplos e iluminados, além de painéis de LED.

Trem do Samba chega a 20ª edição

Idealizado por Marquinhos de Oswaldo Cruz, o festival segue a tradição, iniciada no século passado e recuperada por Paulo da Portela, em que o trem é palco de manifestação musical/cultural e o público refaz o trajeto entre as estações Central do Brasil e Oswaldo Cruz da mesma forma que os sambistas faziam naquela época.

06/12/2015 – Jornal do Brasil – Rio de Janeiro/RJ
Print Friendly, PDF & Email

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Print Friendly, PDF & Email

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Print Friendly, PDF & Email

Print Friendly, PDF & Email