Quer ficar bem informado sobre o transporte de passageiros sobre trilhos? Inscreva-se na newsletter da ANPTrilhos e receba as informações no seu e-mail.

Setor de Autarquias Sul – Quadra 1 – Ed. CNT Torre A – Sala 510 – Brasília/DF | (61) 3322-3158 | contato@anptrilhos.org.br

Novo superintendente da CBTU João Pessoa fala sobre metas à frente da companhia

O novo superintendente da CBTU João Pessoa, o administrador de empresas Paulo Barreto que assumiu o cargo no dia 18 de setembro, por indicação do deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP), falou à imprensa sobre as suas principais metas à frente da companhia, que são a modernização da empresa e a interiorização dos serviços.

Para isso, Barreto revelou que irá trabalhar para alocar mais recursos e poder implementar, em sua totalidade, o projeto de melhoria e expansão do atual sistema de trens da Região metropolitana da capital.

Barreto chega para substituir o ex-superintendente Wladme Macêdo, que ficou 18 meses a frente da CBTU no Estado, cargo que também já foi ocupado por Lucélio Cartaxo (PSD).

Dar seguimento a modernização da CBTU João Pessoa é a primeira meta do superintendente, Paulo Barreto, que conta com os dois Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs) e aguarda a chegada de mais seis composições para completar o sistema.

“Além dos 6 VLTs que iremos receber, também vamos construir mais quatro novas estações e reformar as 12 estações já existentes, em prol do bem-estar do nosso usuário” afirmou.

Segundo Barreto, as novas estações serão: uma entre Bayeux e Várzea Nova; Estação Tibiri, Estação IFPB e Estação Shopping Pátio Intermares. Além disso, as estações de Bayeux e Jacaré serão relocadas. E também haverá uma recuperação da via permanente e a troca de trilhos e dormentes.

“Os recursos para essas construções e reformas já estão englobados no PAC 2014, no valor de R$ 186 milhões, e desse valor R$ 46 milhões estão liberados para este ano de 2015”, revelou.

O novo superintendente contou que outra prioridade é a interiorização do sistema.

“Já houve uma visita técnica em Campina Grande com representantes do Ministério das Cidades e o prefeito Romero Rodrigues. A prefeitura de Campina solicitou a Fundação Getúlio Vargas um estudo de viabilização para a implantação do VLT. Isso é muito bom, pois em Campina teríamos 15 km de via, que vai do Condomínio Aluízio Campos até o Araxá, próximo das universidades”, contou Barreto. Inclusive ele pretende marcar uma reunião com o Prefeito Romero Rodrigues para saber como está o andamento desses estudos.

Outra forma de interiorização da CBTU João Pessoa é expandir o sistema em mais 4 km de extensão até as proximidades de Cruz do Espírito Santo. Contudo, a malha ferroviária é uma concessão da Transnordestina, e neste caso a CBTU tem que solicitar permissão. Para todos esses investimentos, Paulo Barreto, pretende lutar por mais recursos, por exemplo, através de emenda parlamentar.

11/10/2015 – PB Agora – João Pessoa/PB
Print Friendly, PDF & Email

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Print Friendly, PDF & Email

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Print Friendly, PDF & Email

Print Friendly, PDF & Email