Quer ficar bem informado sobre o transporte de passageiros sobre trilhos? Inscreva-se na newsletter da ANPTrilhos e receba as informações no seu e-mail.

Setor de Autarquias Sul – Quadra 1 – Ed. CNT Torre A – Sala 510 – Brasília/DF | (61) 3322-3158 | contato@anptrilhos.org.br

Ministro das Cidades autoriza Projeto Básico e Executivo para expansão do Metrô do Recife

CBTU Recife-Extensão do Metrô 033-500pxO Ministro das Cidades, Bruno Araújo, esteve ontem (15.08), na CBTU Recife, para reunião com o corpo técnico de empregados da companhia. A intenção foi conhecer os detalhes de uma possível expansão da linha do Metrô na Região Metropolitana do Recife. O novo trecho, com 11 km, será construído em ramal já existente e atenderá o Complexo Industrial Portuário Governador Eraldo Gueiros, mais conhecido como Porto de Suape, polo de concentração onde estão fixadas cerca de 100 empresas.

O novo trecho será operado com trens a diesel, os VLTs. A capacidade inicial de transporte será de 3 mil pessoas por hora e por sentido, com intervalos de 12 minutos entre os trens. “Poderemos transportar até 6 mil passageiros por hora, no futuro”, garante Maurício Meirelles, coordenador operacional de Planejamento de Transportes – COPET da CBTU Recife. Para o embarque e desembarque dos usuários deverá ser construída uma nova estação na estrada PE 28 e reformada uma já existente no bairro de Engenho Massangana, da cidade de Ipojuca.

“Está autorizado o início do Projeto que aponte soluções para que o sistema do Metrô chegue ao complexo de Suape. Esperamos, além de garantir uma melhor qualidade de vida para os empregados do Porto, diminuir a sobrecarga da mobilidade que há no Litoral Sul de Recife” explica Bruno Araújo, ministro das Cidades.

Estima-se que, após encerrado o Projeto Executivo, a obra seja inscrita nas seleções do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC e a construção seja posteriormente concluída em 2 anos. “A decisão sobre o tamanho dos investimentos será tomada mais a frente”, completa Bruno Araújo. O novo trecho já será inaugurado duplicado. O porto de Suape conta hoje com 18 mil empregados diretos, número que poderá chegar a 25 mil com os novos empreendimentos esperados.

“Lembramos que o trecho do VLT em operação, entre Cajueiro Seco, em Jaboatão dos Guararapes e a cidade do Cabo de Santo Agostinho, já está sendo duplicado”, comenta Henrique Meirelles, coordenador operacional de Planejamento de Transportes – COPET da CBTU Recife. A expectativa é de conclusão desta linha Cajueiro Seco – Cabo.

16/08/2016 – CBTU Recife
Print Friendly, PDF & Email

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Print Friendly, PDF & Email

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Print Friendly, PDF & Email

Print Friendly, PDF & Email