Quer ficar bem informado sobre o transporte de passageiros sobre trilhos? Inscreva-se na newsletter da ANPTrilhos e receba as informações no seu e-mail.

Setor de Autarquias Sul – Quadra 1 – Ed. CNT Torre A – Sala 510 – Brasília/DF | (61) 3322-3158 | contato@anptrilhos.org.br

Ministério das Cidades lança Cadernos Técnicos para Projetos de Mobilidade Urbana

_cadernos-tecnicos-semob-43-500pxO Secretário Nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades, José Roberto Generoso, lançou nesta 4ª feira (14/12) os Cadernos Técnicos para Projetos de Mobilidade Urbana, na sede do Ministério das Cidades, em Brasília. O presidente da ANPTrilhos, Joubert Flores, participou do evento. A ANPTrilhos desenvolveu junto com WRI Brasil os critérios do caderno de Veículo Leve sobre Trilho (VLT).

Os cadernos técnicos apresentam as melhores práticas e referências consolidadas para a criação de projetos de mobilidade urbana. O material é composto por três volumes: Veículos Leves sobre Trilhos; Transporte Ativo e Sistemas de Prioridade ao Ônibus. O objetivo do material é oferecer mecanismos para a construção de projetos de qualidade, alinhados com as diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana.

O secretário José Roberto Generoso falou sobre a importância dos projetos serem bem estruturados e destacou que projetos incipientes necessitam de adequações que atrasam e paralisam obras. “É importante a capacitação dos entes federativos para que tenhamos qualidade nos projetos em desenvolvimento. Não adianta ter recursos se não temos bons projetos”, explicou Generoso.

Durante o evento, o presidente da ANPTrilhos, Joubert Flores, explicou que o objetivo da entidade é mostrar a importância do modal estruturante para a organização das cidades no contexto de integração, sem disputa entre os modos de transporte. Joubert Flores destacou que o VLT é um meio de transporte de sucesso mundial e que o Brasil já teve redes de bondes nas décadas de 50 e 60 e está retomando o uso dos bondes modernos. “Um caderno como esse é a possibilidade de darmos fundamento para as municipalidades que essa é uma alternativa importante para muitos municípios”, declarou o presidente da ANPTrilhos ao falar do caderno técnico que trata de VLTs.

O evento contou com a presença do diretor da WRI Brasil, Luis Antonio Lindau; do vice-presidente Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e prefeito de Sorocaba, Antonio Pannunzio; e do presidente do Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva (Sinaenco), José Roberto Bernasconi.

cadernos-tecnicos-semob-9-500px

Print Friendly, PDF & Email

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Print Friendly, PDF & Email

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Print Friendly, PDF & Email

Print Friendly, PDF & Email