Quer ficar bem informado sobre o transporte de passageiros sobre trilhos? Inscreva-se na newsletter da ANPTrilhos e receba as informações no seu e-mail.

Setor de Autarquias Sul – Quadra 1 – Ed. CNT Torre A – Sala 510 – Brasília/DF | (61) 3322-3158 | contato@anptrilhos.org.br

Ministério das Cidades garante verba para expansão do metrô de Contagem

O Ministério das Cidades anunciou nesta terça-feira (7), a liberação da verba para a expansão do metrô de Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Em reunião entre o prefeito de Contagem, Alex de Freitas (PSDB) e o ministro das Cidades, Bruno Araújo, ficou acordado a liberação de R$ 157,7 milhões para ampliação da Linha 1 do sistema de transporte ferroviário em cerca de 2 quilômetros, a partir da estação Eldorado, com a construção de uma nova estação no Novo Eldorado.

O município vai ter o prazo de cinco anos para começar a quitar a verba repassada pela União. Passado esse período de carência, o restante do montante deve ser pago em 20 anos.

Segundo a Secretaria Municipal de Comunicação e Transparência do munícipio, a expectativa é de que o contrato seja formalmente assinado até o final do ano.

Em seguida, a União terá três meses para liberar os recursos, e, a partir disso, o município terá o prazo de seis meses para concluir o processo de licitação.

Desse modo, a previsão é de as obras tenham incío nos primeiros meses de 2019, e sejam concluídas em 2022.

A Secretaria também informou que o projeto de expansão do metrô, que envolve a prefeitura, a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) e Metrominas, empresa vinculada ao Governo, que opera os serviços de transporte de passageiros sobre trilhos na Região Metropolitana de Belo Horizonte, já existe, e que passará apenas por algumas adequações.

Integração

Além da expansão da linha do metrô, o projeto da prefeitura prevê a construção de um terminal rodoviário e de um terminal de ônibus urbano, na estação Novo Eldorado.

Entretanto, diferentemente das obras do metrô, a construção dos terminais será feita a partir de verbas municipais.

07/11/2017 – Hoje em Dia
Print Friendly, PDF & Email

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Print Friendly, PDF & Email

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Print Friendly, PDF & Email

Print Friendly, PDF & Email