Quer ficar bem informado sobre o transporte de passageiros sobre trilhos? Inscreva-se na newsletter da ANPTrilhos e receba as informações no seu e-mail.

Setor de Autarquias Sul – Quadra 1 – Ed. CNT Torre A – Sala 510 – Brasília/DF | (61) 3322-3158 | contato@anptrilhos.org.br

MetrôRio lança projeto Palco Carioca

O MetrôRio lançou, hoje, 18 de janeiro, o Palco Carioca, projeto de apresentações musicais em locais delimitados nas estações Carioca e Siqueira Campos. O objetivo é promover a Cultura e o entretenimento e incentivar novos talentos. Para a inauguração, dez jovens da Orquestra Sinfônica Jovem do Rio de Janeiro, projeto apoiado pela Concessionária, fizeram uma apresentação especial em um dos palcos montados na estação Carioca.

“O Palco Carioca é o modelo ideal de trazer música para dentro das estações do metrô de forma segura, garantindo, de forma plural e democrática, espaço para os artistas exporem seu trabalho, sem interferir na operação e nem na rotina dos usuários. Abrimos espaços em duas das estações mais movimentadas e entendemos que o metrô é uma vitrine para os artistas independentes, que podem contribuir também para oferecer uma nova experiência ao usuário”, afirma o diretor de Engenharia do MetrôRio Joubert Flores. “O projeto está alinhado com o modelo de apresentações culturais realizadas nos principais metrôs do mundo”.

Inscrições a partir de 18 de janeiro

As inscrições para participar do projeto são gratuitas, permanentes e podem ser realizadas a partir do dia 18 de janeiro pelo Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC), por meio do número 0800 595 1111. O músico deverá entrar em contato até 18h do dia anterior da apresentação, para verificar horários disponíveis. Não haverá curadoria para selecionar os participantes e a idade mínima para se apresentar é de 18 anos.

Apresentações musicais ocorrerão somente nos palcos

O MetrôRio vai disponibilizar três palcos – dois em Carioca e um em Siqueira Campos – com capacidade para até três músicos por show, e as apresentações ocorrerão somente nesses espaços pré-determinados, em dias úteis e durante o período das 10h às 20h. Cada apresentação terá duração máxima de uma hora, sendo necessário que os participantes cheguem à estação com antecedência mínima de 15 minutos, portando o documento de identidade informado no momento da inscrição. Não serão permitidos atrasos ou prorrogação de apresentações nos palcos para não atrapalhar outros shows. Cada palco terá 10 horas de shows disponíveis para agendamento. No total, serão 30 horas de apresentações por dia.

Os músicos deverão providenciar seu material de trabalho e terão de assinar um termo de compromisso. Além disso, em cada apresentação, não serão permitidas manifestações de cunho religioso ou político, de conteúdo ofensivo, de apelo sexual ou de apologia ao crime. Vale ressaltar também que não haverá vínculo empregatício com a Concessionária, mas os participantes poderão receber doações dos passageiros.

MetrôRio mantém apoio aos projetos culturais

Neste ano, já estão programados diversos eventos artísticos e musicais apoiados pelo Instituto Invepar e MetrôRio, que está entre as 15 empresas que mais investirão em projeto culturais no Rio de Janeiro, via ISS, em 2016. Três projetos culturais já foram aprovados e receberão apoio durante os 12 meses deste ano: Centro de Ópera Popular de Acari, Orquestra Sinfônica Jovem do Rio de Janeiro e Favela Mundo 2016.

No final de 2015, a empresa realizou, no mezanino da estação Carioca, três apresentações da Orquestra da ONG do Centro de Ópera Popular de Acari, que reúne jovens entre oito e 22 anos que moram na região de Acari. Ao longo do ano passado, o MetrôRio também recebeu em suas estações eventos como o Desafio MetrôRio, que selecionou os participantes do Rio Parada Funk; as exposições Memórias do Funk, também do Rio Parada Funk, e Gigantograph – Cars Naval Superstickers, do artista Alê Jordão; o Encontro com Territórios, uma série de ações literárias focadas em tardes de autógrafos com diversos autores; a exposição Superatletas, que homenageou os atletas paralímpicos brasileiros, entre outros.

Em 2014, o Red Bull Sounderground, que trouxe músicos de diversas partes do mundo para tocar nas estações, e a Copa Grafite, onde grafiteiros pintaram os muros da Linha 2, foram alguns dos destaques culturais apoiados pela Concessionária.

Serviço:
Palco Carioca
Locais: estações Carioca (dois palcos) e Siqueira Campos (um palco)
Dias: de segunda a sexta-feira, exceto feriados e operações especiais
Horário: das 10h às 20h

18/01/2016 – MetrôRio
Print Friendly, PDF & Email

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Print Friendly, PDF & Email

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Print Friendly, PDF & Email

Print Friendly, PDF & Email