Quer ficar bem informado sobre o transporte de passageiros sobre trilhos? Inscreva-se na newsletter da ANPTrilhos e receba as informações no seu e-mail.

Setor de Autarquias Sul – Quadra 1 – Ed. CNT Torre A – Sala 510 – Brasília/DF | (61) 3322-3158 | contato@anptrilhos.org.br

Metrô do Rio terá funcionamento especial durante Jogos Olímpicos

Trem percorrendo o primeiro trecho da Linha 4 do Rio, entre Ipanema  e a Barra. Foto: Kaptimagem
Trem percorrendo o primeiro trecho da Linha 4 do Rio, entre Ipanema e a Barra. Foto: Kaptimagem

O metrô terá horário especial durante os Jogos Rio 2016. A Linha 4, que ligará a Barra da Tijuca a Ipanema, será aberta no dia 1° de agosto, antes do grande evento esportivo, permanecendo até o dia 4/8 com horário de funcionamento de 6h às 23h. E, para atender ao público da Olimpíada (5 a 21/8), a nova linha vai operar de 6h à 1h nos dias úteis e sábados, e de 7h à 1h aos domingos e feriados.

Já as Linhas 1 e 2 circularão, entre 1 e 4 de agosto, de 5h à meia-noite, em dias úteis e sábados. Durante os Jogos Olímpicos, a operação da Linha 1 será de 5h à 1h30 nos dias úteis e sábados, e de 6h30 à 1h30 aos domingos e feriados. Quanto à Linha 2, a circulação será de 5h à meia-noite, nos dias úteis e sábados, e de 7h à meia-noite, aos domingos e feriados.

Nos dias das cerimônias de abertura (5/8) e encerramento (21/8) da Olimpíada, a operação das Linhas 1, 2 e 4 será estendida até as 2h. Também nos dias 6, 12 e 13 de agosto as Linhas 1 e 4 operarão com horário ampliado até 2h.

– A Linha 4 vai contribuir para que a Olimpíada do Rio de Janeiro seja a melhor da história, além de ser tornar um importante legado para a cidade, melhorando a qualidade de vida da população. Após os Jogos Paralímpicos, a Linha 4 continuará circulando, sem interrupção, em operação especial, com horário ainda restrito. O serviço será ampliado, gradativamente, até atingir a plenitude operacional – afirma o secretário de Estado de Transportes, Rodrigo Vieira.

Reta final

Com a conclusão da instalação de trilhos em toda a extensão da Linha 4 do metrô, foi realizada, no domingo (22/05), a passagem do primeiro carro do metrô no chamado eixo olímpico da nova linha. A execução dos serviços chega a 95% de conclusão.

Os testes ocorrem por fases e foram iniciados em janeiro. As subestações de energia e os sistemas operacionais já estão sendo verificados, como as avaliações de sinalização nos túneis, equipamentos de controle e até a energização das vias. Os sistemas de ventilação e iluminação definitivos também passam por testes, assim como escadas rolantes e elevadores. As cinco estações que estarão em operação antes dos Jogos Olímpicos (Nossa Senhora da Paz, Jardim de Alah, Antero de Quental, São Conrado/Rocinha e Jardim Oceânico) estão em fase final de acabamento.

Linha 4 vai transportar 300 mil pessoas por dia

A Linha 4 do metrô vai unir o Rio, integrar regiões e levar qualidade de vida a milhares de cidadãos. Esta é uma obra do Governo do Estado do Rio de Janeiro e vai transportar, de acordo com a demanda estimada, mais de 300 mil pessoas por dia, retirando das ruas cerca de 2 mil veículos por hora/pico. O projeto representa a execução, de uma só vez, de toda extensão de metrô subterrâneo implantado na história do Rio de Janeiro.

25/05/2016 – Secretaria Estadual de Transportes
Print Friendly, PDF & Email

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Print Friendly, PDF & Email

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Print Friendly, PDF & Email

Print Friendly, PDF & Email