Quer ficar bem informado sobre o transporte de passageiros sobre trilhos? Inscreva-se na newsletter da ANPTrilhos e receba as informações no seu e-mail.

Setor de Autarquias Sul – Quadra 1 – Ed. CNT Torre A – Sala 510 – Brasília/DF | (61) 3322-3158 | contato@anptrilhos.org.br

Maria-fumaça de Guararema fará passeio inaugural na sexta-feira

Locomotiva, considera a maior a vapor em operação no País, tem capacidade para transportar 142 passageiros. Foto: Divulgação
Locomotiva, considera a maior a vapor em operação no País, tem capacidade para transportar 142 passageiros. Foto: Divulgação

Guararema ganha um importante papel na história da preservação da memória e do patrimônio ferroviário esta semana. Nesta sexta-feira, a partir das 14 horas, têm início os passeios definitivos da maria-fumaça da cidade. Personagem principal desse capítulo, a locomotiva 353, a partir de então, passará a ser a maior movida a vapor em operação no País.
A “Velha Senhora”, como é conhecida pertencia a Estrada de Ferro Central do Brasil e fazia o trajeto entre São Paulo e Rio de Janeiro, contribuindo para o desenvolvimento da cidade.
Agora, a locomotiva volta aos trilhos com a proposta de preservação ferroviária, resgate histórico e cultural, além de fomento ao turismo cultural. O projeto, que envolveu a Prefeitura, órgãos públicos federais, iniciativa privada e entidade de preservação da memória ferroviária, é uma soma de importantes resultados como o restauro da locomotiva 353, a revitalização das estações ferroviárias do centro e de Luís Carlos, a reconstrução da via férrea no trecho do passeio, a autorização da realização do trajeto e a reconquista do transporte ferroviário de passageiros em Guararema.
Fabricada nos Estados Unidos em 1927 e completamente restaurada para rodar em Guararema, a maria-fumaça 353 conta com três carros de passageiros da década de 1930 que comportam, ao todo, 142 passageiros. Circulando entre a estação Central e Luís Carlos, em um trecho de aproximadamente sete quilômetros, o passeio cultural irá promover uma verdadeira volta ao passado, e será utilizado como um projeto piloto para outros municípios que tenham viabilidade técnica para a implantação do passeio.
Para esta primeira viagem está confirmada a presença do ministro dos Transportes, Antonio Carlos Rodrigues; o idealizador do projeto, deputado federal e presidente da Frente Parlamentar de Preservação da Memória e do Patrimônio Ferroviário, Marcio Alvino; o deputado estadual, André do Prado; o prefeito de Guararema, Adriano Leite, deputados federais e estaduais que integram as frentes parlamentares tanto na Câmara Federal quanto na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo; além de representantes da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF); da MRS Logística; da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT); do Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre e representantes políticos de várias regiões do Estado.
Público
Na programação de viagens regulares de trem na cidade, haverá um dia na semana dedicado ao passeio gratuito destinado às escolas municipais, escolas estaduais, participantes de programas sociais, melhor idade e entre outros grupos do município. A previsão é de que os passeios da “Velha Senhora” aconteçam às sextas-feiras, aos sábados, domingos e feriados. Os valores, horários e locais de compra de ingresso serão divulgados pela Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), responsável por toda a operação das viagens.

12/10/2015 – Diário do Alto Tietê – Suzano/SP
Print Friendly, PDF & Email

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Print Friendly, PDF & Email

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Print Friendly, PDF & Email

Print Friendly, PDF & Email