Quer ficar bem informado sobre o transporte de passageiros sobre trilhos? Inscreva-se na newsletter da ANPTrilhos e receba as informações no seu e-mail.

Setor de Autarquias Sul – Quadra 1 – Ed. CNT Torre A – Sala 510 – Brasília/DF | (61) 3322-3158 | contato@anptrilhos.org.br

Mais uma estação da Linha 4 do Metrô do Rio é concluída: Antero de Quental

_MG_5017_Creditos Henrique Freire-500px

O secretário de Estado de Transportes, Rodrigo Vieira, e a presidente da Companhia de Transportes sobre Trilhos (RioTrilhos), Tatiana Carius, participaram, nesta sexta-feira (15/07), da entrega da Estação Antero de Quental da Linha 4 do Metrô (Barra da Tijuca – Ipanema). Após o fim das obras civis e dos serviços de acabamento, a estação, localizada no Leblon, segue com a finalização da instalação de sistemas operacionais.

Com dois acessos na praça, um voltado para a Avenida Bartolomeu Mitre e outro para a Rua General Urquiza, nas esquinas com a Avenida Ataulfo de Paiva, a Estação Antero de Quental vai atender cerca de 35 mil pessoas por dia, segundo demanda estimada.

– Todos os testes realizados na nova linha foram bem-sucedidos e, a partir de hoje, começa a ‘marcha em branco’, que é o grande treinamento da operação para funcionários e pilotos. Na Olimpíada, o funcionamento será com todas as estações abertas, com trens a cada oito minutos e capacidade para transportar 11 mil passageiros por hora/sentido. Nossa expectativa é que, até o fim do ano, estejamos operando em horário integral, atendendo plenamente a população – ressaltou Rodrigo Vieira.

Construída sob a praça Antero de Quental e a Avenida Ataulfo de Paiva, a estação é moderna, foi construída em dois níveis e oferece acessibilidade para todos os passageiros.

O destaque arquitetônico é o painel de azulejos coloridos homenageando o surfista carioca. O trabalho do arquiteto Urbano Iglesias colore uma parede de dez metros de largura por 3,10 metros de altura com tons de azul, branco, preto e laranja e pode ser observado na descida ao mezanino. A estação também conta com banheiros masculino e feminino na área pagante.

O tempo de viagem entre Antero de Quental e Jardim Oceânico, na Barra da Tijuca, será de pouco mais de 9 minutos. Já para ir ao Centro, o passageiro levará 23 minutos.

Praça Antero de Quental também será devolvida
Com a entrega da estação, a Praça Antero de Quental será devolvida à população, neste sábado (16/7), às 9h, com novos exemplares de árvores e brinquedos no parque infantil, inclusive um deles adaptado para crianças cadeirantes.

No mesmo dia, a Avenida Ataulfo de Paiva também será totalmente liberada ao trânsito e todas as vias do bairro que sofreram alterações para viabilizar a execução das obras voltam à configuração original.

Linha 4 vai transportar 300 mil pessoas por dia

A Linha 4 do Metrô vai unir o Rio, integrar regiões e levar qualidade de vida a milhares de cidadãos. Esta é uma obra do Governo do Estado do Rio de Janeiro e vai transportar, de acordo com a demanda estimada, mais de 300 mil pessoas por dia, retirando das ruas cerca de 2 mil veículos por hora/pico. O projeto representa a execução, de uma só vez, da mesma extensão de metrô subterrâneo existente no estado. Este é o maior legado em mobilidade que o Rio de Janeiro ganhará com os Jogos Olímpicos.

Fotos: Henrique Freire

15/07/2016 – Secretaria de Estado de Transportes do Rio de Janeiro
Print Friendly, PDF & Email

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Print Friendly, PDF & Email

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Print Friendly, PDF & Email

Print Friendly, PDF & Email