Quer ficar bem informado sobre o transporte de passageiros sobre trilhos? Inscreva-se na newsletter da ANPTrilhos e receba as informações no seu e-mail.

Setor de Autarquias Sul – Quadra 1 – Ed. CNT Torre A – Sala 510 – Brasília/DF | (61) 3322-3158 | contato@anptrilhos.org.br

Mais dois novos trens entram em operação na SuperVia no Rio

Mais dois novos trens chineses, adquiridos pelo Governo do Estado do Rio, entraram em operação na SuperVia. As novas composições irão circular, durante uma semana, em operação assistida até serem inseridas à grade regular do sistema ferroviário. Desde 2012, a concessionária colocou em operação 84 dos 100 novos trens comprados pelo Estado e hoje já é possível ofertar mais de 85% dos lugares em composições com ar-condicionado.

Os trens contam com passagem interna entre os carros, sistema que não permite a abertura de portas durante as viagens, circuito interno de câmera, bagageiro, painéis de LED e podem transportar até 1,2 mil passageiros. Em 2016, o processo de renovação completa da frota será concluído e os passageiros dos trens do Rio terão à disposição todas as composições novas e refrigeradas.

A previsão é de que outros 16 veículos comecem a operar no sistema até o primeiro semestre de 2016, completando os 100 trens adquiridos pelo governo.

Modernização da frota – Os novos veículos fazem parte da revitalização do sistema ferroviário do Rio, iniciada em 2012, quando começaram a entrar em circulação as primeiras 30 composições fabricadas na China. Em 2012, o Estado adquiriu mais 60 trens chineses e, no fim de 2013, foi realizada a compra de mais dez veículos, totalizando a compra de 100 composições chinesas pelo Governo do Estado desde 2009.

Além disso, foi concluída a licitação internacional para a aquisição de mais 12 trens. A concorrência pública seguiu as normas do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD), utilizando o menor preço como critério de julgamento. Os novos trens seguem o mesmo padrão de conforto, tecnologia e segurança das últimas unidades adquiridas pelo Estado junto às indústrias coreana e chinesa.

Dentro do plano de modernização da frota do sistema ferroviário, a SuperVia adquiriu dez veículos. Em 2007, a concessionária transportava, em média, 325 mil passageiros por dia. Atualmente, mais de 670 mil pessoas usam os trens diariamente.

Campanha Não Caminhe nos Trilhos é lançada

A Secretaria de Transportes e a SuperVia lançaram a campanha Não Caminhe nos Trilhos, com o objetivo de alertar pessoas sobre os perigos de andar nos trilhos do trem. Até 14 de novembro, a campanha de conscientização será veiculada em mídia impressa, TV e rádio. As peças alertam para o comportamento seguro nas proximidades da via férrea.

Em 51 comunidades localizadas em bairros por onde passam trens dos ramais Deodoro, Japeri, Santa Cruz, Saracuruna e Belford Roxo, a concessionária, em parceria com os moradores, instalará outdoors com mensagens sobre os riscos de estar próximo aos trilhos e distribuirá panfletos de conscientização. Carros de som circularão pelas regiões, transmitindo informações com um jingle em ritmo de funk.

O trabalho de divulgação também contará com apoio de 90 promotores da SuperVia e agentes da Secretaria de Transportes, que estarão nas comunidades onde há maior incidência de acesso irregular à via férrea.

26/10/2015 – Agência Rio de Notícias – Rio de Janeiro/RJ
Print Friendly, PDF & Email

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Print Friendly, PDF & Email

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Print Friendly, PDF & Email

Print Friendly, PDF & Email