Quer ficar bem informado sobre o transporte de passageiros sobre trilhos? Inscreva-se na newsletter da ANPTrilhos e receba as informações no seu e-mail.

Setor de Autarquias Sul – Quadra 1 – Ed. CNT Torre A – Sala 510 – Brasília/DF | (61) 3322-3158 | contato@anptrilhos.org.br

Linha 4-Amarela informa tempo de chegada dos trens nos monitores das plataformas

Cronômetro exibe contagem regressiva para que o usuário saiba quando vai embarcar nas estações intermediárias e o tempo de partida nas estações terminais
Cronômetro exibe contagem regressiva para que o usuário saiba quando vai embarcar nas estações intermediárias e o tempo de partida nas estações terminais

Quem viaja na Linha 4-Amarela de metrô de São Paulo já sabe exatamente quando irá embarcar no próximo trem. A ViaQuatro, concessionária responsável pela operação e manutenção da linha, colocou em funcionamento uma nova ferramenta tecnológica que informa nos monitores das plataformas quantos segundos faltam para o trem chegar às estações intermediárias (Pinheiros, Faria Lima, Fradique Coutinho, Paulista e República). No caso das estações terminais, Butantã e Luz, o sistema informa o tempo de partida dos trens.

A ViaQuatro é pioneira, e até hoje, a única operadora no Brasil a lançar esse serviço. A previsão do horário de chegada somente é possível graças ao moderno sistema de sinalização automática (CBTC) utilizado pela ViaQuatro. Em algumas linhas de metrô do mundo com sistemas automáticos semelhantes ao da Linha 4-Amarela esse tipo de serviço também foi adotado.

A ferramenta inédita foi inteiramente desenvolvida pelos colaboradores da ViaQuatro. “Precisamos sempre aprimorar nossos serviços com o emprego de tecnologias cada vez mais avançadas e inovadoras. Com isso é possível suprir as exigências crescentes da população por maior regularidade, conforto e eficiência no sistema de transporte público. Nosso esforço tem sido reconhecido no alto índice de satisfação obtido junto aos usuários”, afirma o presidente da concessionária ViaQuatro, Harald Zwetkoff.

Sempre atenta à melhoria do serviço prestado, nos próximos quatro meses a ViaQuatro irá observar o impacto da iniciativa no comportamento dos passageiros. O cronômetro deve oferecer ao usuário a chance de programar sua viagem com maior tranquilidade. A expectativa é que a iniciativa estimule mudanças no comportamento de alguns passageiros, evitando correrias e interferências na operação comercial.

A contagem regressiva é baseada no intervalo real entre os trens na Linha 4-Amarela, que nos horários de pico é de 2,5 minutos. O cronômetro zera quando o trem entra na plataforma e o monitor passa a exibir os vídeos educativos produzidos pela ViaQuatro e o status da operação de todas as linhas do Metrô e da CPTM. A contagem recomeça quando o trem parte. Nas setes estações estão instalados oito monitores em cada plataforma.

17/05/2016 – ViaQuatro
Print Friendly, PDF & Email

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Print Friendly, PDF & Email

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Print Friendly, PDF & Email

Print Friendly, PDF & Email