Quer ficar bem informado sobre o transporte de passageiros sobre trilhos? Inscreva-se na newsletter da ANPTrilhos e receba as informações no seu e-mail.

Setor de Autarquias Sul – Quadra 1 – Ed. CNT Torre A – Sala 510 – Brasília/DF | (61) 3322-3158 | contato@anptrilhos.org.br

A Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos) participou nesta 3ª feira (21/11) do lançamento do programa “Biometria Facial no Sistema de Transporte Público”, que ocorreu na sede do Governo do Distrito Federal, com a presença do Governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg; do Secretário de Mobilidade, Fábio Ney Damasceno; do Presidente do Metrô-DF, Marcelo Dourado; e demais autoridades.

O programa de Biometria Facial faz parte do projeto “Circula Brasília”, da Secretaria de Mobilidade (SEMOB) do Governo do Distrito Federal, e tem por objetivo evitar fraudes e garantir o uso adequado dos benefícios do transporte público gratuito no DF, tornando o sistema de transporte público gratuito menos oneroso ao governo do estado.

Durante a cerimônia, o Secretário de Mobilidade Urbana, Fábio Ney Damasceno, esclareceu que o programa estava em fase de testes desde 2016 e que, desde então, foram notificados, com a colaboração do Metrô-DF e do DF TRANS, mais de dois mil usos indevidos do cartão de transporte gratuito. Ele explicou que o processo de avaliação de fraude do benefício consiste na comparação entre as fotos capturadas no momento no qual o cartão estiver sendo efetivamente utilizado e a foto arquivada de cada beneficiário nos bancos de dados do sistema em vigor. Caso sejam detectadas divergências entre as imagens, o processo é encaminhado para um setor específico que realiza análise visual e, caso a fraude seja comprovada, há suspensão do benefício e aplicação das medidas legais cabíveis.

O secretário justificou que a escolha da avaliação através do uso da biometria facial em detrimento da biometria digital ocorreu por possíveis dificuldades de leitura da biometria, como no caso de idosos, evitando, assim, possíveis constrangimentos. Caso menos provável em análises de biometria facial.

A SEMOB e o GDF têm, por objetivo, a implantação do programa de Biometria Facial em 100% da frota rodoviária e do metrô. E, segundo o governador Rodrigo Rollemberg, o programa representa “mais um passo na modernização do transporte público do Distrito Federal”, e irá reduzir, de forma substantiva, o uso irregular do cartão de acesso. O governador considerou que o uso da biometria facial garantirá uma política menos onerosa e mais sustentável ao GDF.

Ao final do discurso, o governador sinalizou o interesse em dialogar com o futuro Ministro das Cidades para obter auxílio financeiro visando à ampliação do Metrô do Distrito Federal.

Print Friendly, PDF & Email

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Print Friendly, PDF & Email

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Print Friendly, PDF & Email

Print Friendly, PDF & Email