Quer ficar bem informado sobre o transporte de passageiros sobre trilhos? Inscreva-se na newsletter da ANPTrilhos e receba as informações no seu e-mail.

Setor de Autarquias Sul – Quadra 1 – Ed. CNT Torre A – Sala 510 – Brasília/DF | (61) 3322-3158 | contato@anptrilhos.org.br

Lançada Frente Parlamentar Metroferroviária em SP

lancada-frente-parlamentar-metroferroviaria-em-sp

O deputado estadual João Caramez (PSDB-SP) lançou dia 7, na Assembleia Legislativa de São Paulo, a FTRAM – Frente Parlamentar em prol do Transporte Metroferroviário. De acordo com o parlamentar, o movimento é suprapartidário e visa contribuir para a melhoria do transporte metroferroviário, tornando-se um fórum de debate de propostas para estabelecer ações que contribuam na expansão do transporte de passageiros sobre trilhos e a eficiência da mobilidade urbana, em especial na macroregião de São Paulo.

Grande parte dos principais projetos considerados como eixos de mobilidade no estado de São Paulo estão paralisados, dado a crise e a dificuldade de financiamento. Um deles é o Trem Intercidades, que prevê a construção de quatro linhas ferroviárias regionais ligando Sorocaba, Americana, Santos e Pidamonhangaba com a capital paulista, totalizando 430 km de extensão. Os trens circularão a 160 km/h e a modalidade será em PPP.

Para o projeto Trem Intercidades, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) está organizando uma audiência pública que deve ocorrer ainda este mês, em Brasília, para discutir os certames e definir quando os documentos do edital serão lançados para o mercado.

Outro projeto importante na cidade de São Paulo que está paralisado é a construção da Linha 6 – Laranja. A concessionária Move São Paulo anunciou a interrupção das obras no início de setembro, alegando dificuldades para conseguir financiamento via BNDES.

Dado este cenário, o estado de São Paulo, considerado o mais avançado de toda a federação brasileira, perde ao ano cerca de R$ 156,2 bilhões pela falta de mobilidade, uma vez que a malha metroferroviária é considerada pequena para atender os seus 22 municípios. São 80 km de metrô e cinco linhas, e outros 258,4 km espalhados por seis linhas de subúrbio operadas pela CPTM.

A FTRAM foi elaborada no dia 21 de setembro, uma semana após a 22ª Semana de Tecnologia Metroferroviária. Com isso, deputado Caramez espera “agregar num único espaço de discussão atores envolvidos direta e indiretamente na questão do transporte metroferroviário, tema de grande relevância para o nosso Estado e principalmente para a região metropolitana de São Paulo”.

O parlamentar afirmou ainda esperar que os grupos de trabalho que serão formados apontem os gargalos do transporte sobre trilhos ” tanto de passageiros quanto de cargas ” e busquem soluções para eles. Portanto, Caramez cobrou empenho dos participantes na discussão, que é, afinal, em defesa dos interesses da população paulista.

A cerimônia teve a presença de diversas autoridades do setor, como o presidente da ABIFER, Vicente Abate; do diretor-presidente da Companhia do Metropolitano de São Paulo, Paulo Menezes Figueiredo; do diretor presidente da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), Paulo de Magalhães Bento Gonçalves; do presidente do Conselho da ANPTrilhos, Joubert Fortes Flores Filho, do presidente da AEAMESP, Emiliano Stanislau Affonso Neto, entre outros.

08/11/2016 – Estação Ferroviária
Print Friendly, PDF & Email

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Print Friendly, PDF & Email

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Print Friendly, PDF & Email

Print Friendly, PDF & Email