Quer ficar bem informado sobre o transporte de passageiros sobre trilhos? Inscreva-se na newsletter da ANPTrilhos e receba as informações no seu e-mail.

Setor de Autarquias Sul – Quadra 1 – Ed. CNT Torre A – Sala 510 – Brasília/DF | (61) 3322-3158 | contato@anptrilhos.org.br

Governo dos EUA assina parceria para monitorar embarque de passageiros em trens no Brasil

Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos) e a U.S Trade and Development Agency (USTDA) assinaram na última semana um acordo de US$ 650 mil, cerca de R$ 2,2 milhões, para a realização de estudos que envolvem a área de vídeomonitoramento embarcado nos trens de passageiros. A cerimônia foi realizada na Embaixada dos Estados Unidos, em Brasília, no último dia 3.

Os estudos serão focados na área de comunicação operacional, enfocando a parte regulatória, técnica e tecnológica para a transmissão, em tempo real, das imagens dos trens de passageiros para os Centros de Controle Operacional (CCO) interligados com sistemas de segurança pública.

— A segurança dos passageiros é uma questão fundamental para a mobilidade urbana em todo o mundo. Com isso, o Governo dos Estados Unidos está muito feliz pela oportunidade de cooperar com a ANPTrilhos ajudando a implementar um sistema de monitoramento de vídeo em tempo real para os sistemas de transporte metroferroviário de passageiros no Brasil — destacou Andrew Bowen, ministro conselheiro da Embaixada dos Estados Unidos, durante a cerimônia.

O diretor para a América Latina e Caribe da USTDA, Nathan Younge, destacou que mobilidade urbana é um desfio em todas as partes do mundo e que essa é uma excelente área para cooperação técnica entre os países:

— Estamos muito satisfeitos com esse avanço de cooperação — explicou o diretor da USTDA.

Segundo a superintendente da ANPTrilhos, Roberta Marchesi, o convênio tem como objetivo avaliar as tecnologias mundiais e as tendências futuras para a transmissão de dados, em tempo real, das câmeras embarcadas nos trens e as possibilidades de frequências de comunicação a serem utilizadas, considerando as políticas regulatórias brasileiras.

“Esse estudo vai beneficiar não só os operadores metroferroviários, mas principalmente os usuários dos sistemas de transportes de trens de passageiros no Brasil e também os formuladores de políticas públicas, que poderão utilizar o estudo como base para a formulação de políticas públicas na área de transporte urbano, convergindo com as tendências mundiais”, explicou a executiva da ANPTrilhos.

A previsão é que o estudo fique pronto no primeiro semestre de 2016.

As informações são do site da ANPTrilhos.

11/08/2015 – Extra – RJ – Rio de Janeiro/RJ
Print Friendly, PDF & Email

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Print Friendly, PDF & Email

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Print Friendly, PDF & Email

Print Friendly, PDF & Email