Quer ficar bem informado sobre o transporte de passageiros sobre trilhos? Inscreva-se na newsletter da ANPTrilhos e receba as informações no seu e-mail.

Setor de Autarquias Sul – Quadra 1 – Ed. CNT Torre A – Sala 510 – Brasília/DF | (61) 3322-3158 | contato@anptrilhos.org.br

Governo do Ceará prepara editais para parcerias com empresas na operação de linhas metroviárias

O Governo do Ceará, por meio da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos, se prepara para realizar duas Parcerias Público-Privadas (PPP) para operação das linhas de transporte de passageiros sobre trilhos. O primeiro edital (PPP1) terá como objeto a Linha Sul do Metrô de Fortaleza e o Ramal Parangaba-Mucuripe – operado por Veículo Leve sobre Trilho (VLT) – e o segundo (PPP2) incluirá a Linha Oeste e a Linha Leste do metrô.

Os editais para as concorrências serão antecedidos por Procedimentos de Manifestação de Interesse (PMI). No momento, a Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos, em articulação com outros órgãos estaduais, finaliza tratativas para o lançamento do PMI da PPP1. Antes do lançamento do edital será realizada audiência pública sobre o assunto.

A Linha Sul possui 24.1 km de extensão, 19 estações em operação, uma em construção e interliga três cidades na Região Metropolitana, incluindo Fortaleza, capital do Ceará. A Linha Oeste possui 19.5 km de extensão, 10 estações e interliga Fortaleza à cidade de Caucaia, também na Região Metropolitana. Já o Ramal Parangaba-Mucuripe, do VLT, encontra-se em fase de implantação. No total, este ramal terá 13,4 Km de extensão e 12 estações. Uma parte de 5 km e quatro estações já está em operação assistida, desde o mês de julho, transportando passageiros gratuitamente. Outra linha do metrô em implantação é a Leste, que terá 13,2 km de extensão, com 12 estações, interligando o centro de Fortaleza às áreas da cidade com maior concentração de atividades econômicas.

Sobre o PMI

O Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) é um chamamento oficial destinado às empresas interessadas na Parceria Público Privada do Metrô de Fortaleza. Através do PMI, a Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos realizará uma série de estudos técnicos e levantamento de dados sobre o mercado global de transporte de passageiros sobre trilhos. Assim, as conclusões do PMI servem de base para a construção dos critérios, normas e diretrizes da PPP, garantindo que a concorrência pública esteja dentro dos mais amplos interesses do atendimento ao público do transporte metroviário de passageiros.

Todas as informações sobre a PPP serão disponibilizadas no site do Metrofor: www.metrofor.ce.gov.br

30/10/2017 – Metrofor

Print Friendly, PDF & Email

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Print Friendly, PDF & Email

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Print Friendly, PDF & Email

Print Friendly, PDF & Email