Quer ficar bem informado sobre o transporte de passageiros sobre trilhos? Inscreva-se na newsletter da ANPTrilhos e receba as informações no seu e-mail.

Setor de Autarquias Sul – Quadra 1 – Ed. CNT Torre A – Sala 510 – Brasília/DF | (61) 3322-3158 | contato@anptrilhos.org.br

Forças de segurança realizam exercício de enfrentamento a ameaças terroristas em estação de trem em Deodoro

Forças de segurança realizam maior exercício integrado para as Olimpíadas, na estação de trem de Deodoro. Com o objetivo de testar o planejamento e as ações de resposta em um cenário crítico, integrantes de diversas Forças, Agências e Instituições treinarão juntos, no maior e último exercício de preparação para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. Foto: Paulo Vitor.
Forças de segurança realizam maior exercício integrado para as Olimpíadas, na estação de trem de Deodoro. Com o objetivo de testar o planejamento e as ações de resposta em um cenário crítico, integrantes de diversas Forças, Agências e Instituições treinarão juntos, no maior e último exercício de preparação para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. Foto: Paulo Vitor.

O maior exercício integrado de enfrentamento a ameaças terroristas em terminais de transporte público foi realizado na estação de trem da SuperVia, em Deodoro, na manhã deste sábado, dia 16 de julho. Diversas forças, agências e instituições treinaram juntas em um cenário que simulou ataque com arma de fogo e explosivos dentro de um vagão, incluindo reféns. Cerca de 800 profissionais civis e militares de 20 agências se envolveram no exercício, que é parte da preparação para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.

Durante a ação, foram testados os fluxos de informação e os acionamentos operacionais. Verificou-se também a coordenação das ações no terreno, tais como a neutralização da ameaça, o isolamento da estação e o atendimento às vítimas. Os órgãos envolvidos aproveitaram para treinar os protocolos elaborados e os diversos sistemas de Comando e Controle que possuem, aumentando, assim, a troca de experiências interagências e a capacidade de resposta de forma coordenada.

A ação começou ainda na sexta-feira, após a simulação do recebimento de informação da existência de um núcleo de atividade terrorista em Gericinó. Depois da checagem pelo setor de inteligência e acionamento do Gabinete de Gestão de Crise, no Centro Integrado de Comando e Controle, equipes do Comando de Operações Especiais foram acionadas e conseguiram neutralizar a ameaça. Mesmo assim, no sábado, informações indicavam uma ameaça de bomba na rede ferroviária. Diante disso, houve isolamento da área, mas a explosão aconteceu, resultando na mobilização da força de contingência.

Participaram do exercício, em parceria com a SuperVia: o Coordenador Geral de Defesa de Área (Forças Armadas); a Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos, do Ministério da Justiça e Cidadania; a Agência Brasileira de Inteligência; a Polícia Federal; a Polícia Rodoviária Federal; a Força Nacional de Segurança Pública; a Casa Civil do Governo do Estado do Rio de Janeiro; a Secretaria de Estado de Segurança; a Secretaria de Estado de Saúde; a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro; a Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro; o Corpo de Bombeiros Militares do Estado do Rio de Janeiro; a Secretaria de Defesa Civil; o Centro de Operações Rio; a Secretaria Municipal de Saúde; a Companhia de Engenharia de Tráfego do Rio de Janeiro (CET-Rio); a Guarda Municipal do Rio de Janeiro (GMRJ); e o Metrô Rio. Além das atividades em campo, todo o monitoramento foi feito pelo Centro Integrado de Comando e Controle Regional, no CICC, na Cidade Nova, já ativado para acompanhar os preparativos finais da segurança para o evento.

Entre os muitos objetivos de cada participante, buscou-se identificar os procedimentos a serem aplicados por tropas militares em situações semelhantes; avaliar o emprego de Forças de Operações Especiais; e realizar o adestramento de integrantes dos centros de operações de órgãos de segurança pública, do Esquadrão Antibomba, da equipe de perícia e da equipe de pronta resposta em operações de resgate, busca, salvamento, combate a incêndio e atendimento pré-hospitalar.

De acordo com o General de Divisão Mauro Sinott Lopes, Comandante do Comando Conjunto de Prevenção e Combate ao Terrorismo, “o exercício foi muito proveitoso, porque permitiu o trabalho com parâmetros reais de acionamento e de emprego de tropa. Um exercício dessa natureza é fundamental para que tenhamos a prática de atuação conjunta, visando a integração entre as forças. Tudo isso dentro de um processo de melhoria contínua dos procedimentos”.

Para o diretor de operações da SuperVia João Gouveia, “a concessionária terá um papel fundamental no transporte do público durante os Jogos. Este é o quinto simulado realizado no sistema ferroviário em parceria com a 1ª Divisão de Exército e forças públicas de segurança com foco em possíveis ameaças externas. Em paralelo a esse trabalho, teremos cerca de 1.500 funcionários mobilizados no atendimento ao passageiro nos trens e estações”.

18/07/2016 – Exército / SuperVia
Print Friendly, PDF & Email

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Print Friendly, PDF & Email

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Print Friendly, PDF & Email

Print Friendly, PDF & Email