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Expansão do metrô pode ser a solução para o trânsito no Distrito Federal

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Pérsio Marco Antônio Davison, conselheiro Rodas da Paz; deputado Chico Leite (PT/DF); Marcelo Dourado, presidente Metrô DF; Rodrigo Vilaça, diretor-executivo ANPTrilhos; e Carlos Henrique Rubens Tomé da Silva, secretário de Mobilidade Urbana do DF; durante a entrega da Agenda de Governo 2015-2018 do Setor Metroferroviário Brasileiro para o deputado e o secretário
Pérsio Marco Antônio Davison, conselheiro Rodas da Paz; deputado Chico Leite (PT/DF); Marcelo Dourado, presidente Metrô DF; Rodrigo Vilaça, diretor-executivo ANPTrilhos; e Carlos Henrique Rubens Tomé da Silva, secretário de Mobilidade Urbana do DF; durante a entrega da Agenda de Governo 2015-2018 do Setor Metroferroviário Brasileiro para o deputado e o secretário

A necessidade de soluções para melhorar a mobilidade no Distrito Federal foi tema do seminário “Mobilidade e Sustentabilidade: Desafios e Perspectivas”, na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), nesta 5ª feira (15/05), em Brasília.

Marcelo Dourado, presidente do Metrô DF, enfatizou que se Brasília não investir no transporte sobre trilhos a cidade vai mergulhar no caos, pois o trânsito esta cada vez pior. Para exemplificar a situação, Dourado citou que o Plano Diretor de Transporte Urbano (PDTU) aponta que 89% das vias do DF entrarão em colapso em 2020.

“O caos já chegou. As pessoas enfrentam trânsito diariamente”, reconheceu o secretário de Mobilidade Urbana do DF, Carlos Henrique Rubens Tomé da Silva. Ele enfatizou que é preciso inverter o quadro que se instalou na capital do Brasil.

E os investimentos no transporte sobre trilhos devem começar nos próximos meses. O presidente do Metrô DF explicou que será licitada a modernização do sistema, com a aquisição de 10 novos trens, e a expansão, com a ampliação para a Asa Norte, a finalização das três estações da Asa Sul (104 Sul, 106 Sul e 110 Sul), entre outras ações para melhorar o transporte sobre trilhos. “Os desafios são grandes”.

O diretor-executivo da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros (ANPTrilhos), Rodrigo Vilaça, participou do seminário como palestrante e ressaltou que é necessário ter um sistema de mobilidade urbana adequado e sustentável. “A existência dos sistemas de transporte sobre trilhos no Brasil é responsável pela retirada de 1,1 milhão de carros e mais 16 mil ônibus por dia dos centros urbanos onde existem sistemas implantados”, explicou Vilaça. Além disso, o transporte sobre trilhos gera um ganho da ordem de R$ 20 bilhões a toda a comunidade.

A integração entre o metrô e os outros modos de transporte, como a bicicleta, foi defendida pelo conselheiro da Rodas da Paz, Pérsio Marco Antônio Davison. Ele explicou que 65% das pessoas que acessam o Metrô DF de bicicleta consideram o serviço bom. “A integração é uma oportunidade”, disse ele.

“A mobilidade urbana é um dos principais problemas que enfrentamos hoje, e é o mais visível”, disse o deputado Chico Leite (PT/DF), que defendeu a ampliação do uso do transporte público e a acessibilidade.

O gerente do projeto do Trem de Alta Velocidade (TAV), Roberto Dias David, que trabalha na Empresa de Planejamento e Logística (EPL), também participou do evento, organizado pelo gabinete do deputado distrital Chico Leite (PT/DF) e pelo Metrô DF.

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