Quer ficar bem informado sobre o transporte de passageiros sobre trilhos? Inscreva-se na newsletter da ANPTrilhos e receba as informações no seu e-mail.

Setor de Autarquias Sul – Quadra 1 – Ed. CNT Torre A – Sala 510 – Brasília/DF | (61) 3322-3158 | contato@anptrilhos.org.br

Estudo vai definir segundo trecho do VLT em Santos

Estado acaba de abrir licitação para o estudo de tráfego do modal que terá mais 8 km

O Governo do Estado e a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) publicaram, na quarta-feira (10), no Diário Oficial, um edital de licitação para contratar a empresa que fará o estudo de tráfego visando a implantação do segundo trecho do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), em Santos.

Segundo Joaquim Lopes, diretor-presidente da EMTU, a publicação faz parte de uma das etapas desta fase. “Estamos concluindo o projeto executivo. Em breve, teremos a licença prévia, que é a condição para publicar o edital”, explica.

Ele acredita que, no segundo semestre deste ano, será então lançado o edital para a construção do segundo trecho do VLT. “Essa é uma obra para fazer em 24 meses. É uma obra eminentemente urbana. Temos um conjunto de interferências no caminho que precisam ser tratadas. A Cidade não pode parar”, diz Lopes.

Custos e traçado

A EMTU calcula o custo total da obra em R$ 430 milhões – R$ 270 milhões apenas para a obra civil. Lopes, entretanto, admite que o Estado ainda não tem o dinheiro para fazer a implantação. “Estamos correndo atrás. Ainda não tenho nada definido”, revela.

O trajeto, de 8 km, terá 14 estações de embarque e desembarque de passageiros. Para fazê-lo será necessário desapropriar moradias em 12 áreas de Santos. “É prematuro mostrar quais são elas”, avalia Lopes. O assunto foi discutido em audiência pública.

Ainda conforme ele, a estação do Mercado Municipal ainda está sendo discutida porque o prédio é protegido pelo Conselho de Defesa do Patrimônio de Santos (Condepasa) “Não sei como vai resolver aquilo. Mas se não resolver não é problema. A gente tira a estação”.

Participação do município

O secretário de Desenvolvimento Urbano de Santos, Júlio Eduardo dos Santos, diz que quatro secretarias municipais participaram do desenvolvimento do projeto. “São pouquíssimas desapropriações, mas precisamos delas para colocar as estações de passageiros, as subestações de energia e ajustar a curvatura”, explica.

Trajeto

O traçado começa na Avenida Conselheiro Nébias, passa pela região onde ficam os campi de duas universidades (Universidade Católica de Santos – UniSantos – e Universidade Federal de São Paulo – Unifesp), chega ao Centro Histórico de Santos e retorna ao ponto de partida (veja no mapa).

“Estamos torcendo para que a EMTU lance o mais rapidamente possível essa licitação. Significa um salto monstruoso na qualidade de transporte público para a Cidade”, finaliza Santos.

11/05/2017 – A Tribuna

 

2017-05-Estudo vai definir segundo trecho do VLT em SantosANPTrilhos, transporte, VLT, Baixada Santista, EMTU

Print Friendly, PDF & Email

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Print Friendly, PDF & Email

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Print Friendly, PDF & Email

Print Friendly, PDF & Email