Quer ficar bem informado sobre o transporte de passageiros sobre trilhos? Inscreva-se na newsletter da ANPTrilhos e receba as informações no seu e-mail.

Setor de Autarquias Sul – Quadra 1 – Ed. CNT Torre A – Sala 510 – Brasília/DF | (61) 3322-3158 | contato@anptrilhos.org.br

Estudantes são 41% dos passageiros da Maria Fumaça em Guararema

Maria Fumaça em Luis Carlos, Guararema (Foto: Mauren Andrade/ arquivo pessoal)
Maria Fumaça em Luis Carlos, Guararema (Foto: Mauren Andrade/ arquivo pessoal)

Um levantamento da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF) aponta que 41,55% dos passageiros que utilizaram o trem Maria Fumaça entre as estações de Guararema e Luiz Carlos, desde a viagem inaugural no dia 16 de outubro, são estudantes das escolas públicas do município. Além disso, a associação informou ainda que ao menos 2.770 pessoas já viajaram na locomotiva.

As viagens com a “Velha Senhora” ocorrem às sextas, sábados, domingos e feriados. São duas saídas por dia: às 10h com retorno às 12h30 e outra às 15h com retorno às 17h30. O trem circula sai da estação de Guararema e percorre um trecho de aproximadamente sete quilômetros.
saiba mais

Alunos da rede municipal têm aula em Maria-Fumaça de Guararema
Guararema inaugura passeio de locomotiva

O levantamento da ABPF ainda aponta que 35% dos passageiros são turistas; 18,33% são convidados e somente a fatia de 4,62% é formada por pessoas de Guararema. Ao todo, desde o dia 16 de outubro, foram feitas 23 viagens. A tarifa custa R$ 50.

De acordo com a ABPF (Associação Brasileira de Preservação Ferroviária), “o dinheiro arrecadado nas viagens é utilizado não somente para se manter este passeio, mas para se sustentar todo o trabalho de preservação ferroviária que a ABPF realiza”

Luís Carlos
No passeio de trem, os visitantes vão percorrer um trajeto entre montanhas e rios. O distrito de Luís Carlos passou por um processo de revitalização que durou um ano e nove meses.

A vila abriga uma estação ferroviária de mesmo nome e estava abandonada, com as construções histórias depredadas. Segundo a Prefeitura, 22 construções tiveram sua fachada e o interior recuperados. As construções agora abrigam empreendimentos comerciais.

Luís Carlos da Fonseca Monteiro de Barros era o engenheiro civil e poeta que batizou a estação, de acordo com a Prefeitura. Carioca, exerceu a função de chefe da Estrada de Ferro do Central do Brasil. Em paralelo a esta função, publicou quatro livros e chegou a ocupar a cadeira 18 da Academia Brasileira de Letras.

15/11/2015  – G1 SP
Print Friendly, PDF & Email

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Print Friendly, PDF & Email

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Print Friendly, PDF & Email

Print Friendly, PDF & Email