Quer ficar bem informado sobre o transporte de passageiros sobre trilhos? Inscreva-se na newsletter da ANPTrilhos e receba as informações no seu e-mail.

Setor de Autarquias Sul – Quadra 1 – Ed. CNT Torre A – Sala 510 – Brasília/DF | (61) 3322-3158 | contato@anptrilhos.org.br

Estudantes da Universidade de Passo Fundo visitam a Trensurb

trensurb-passo-fundoAlunos do curso de engenharia civil da Universidade de Passo Fundo (UPF) visitaram as instalações da Trensurb nesta quinta-feira (20). Acompanhados da professora Eliara Porto, os 21 estudantes tiveram a oportunidade de assistir a uma palestra do engenheiro Carlos Alberto Pacheco, chefe do Setor de Projetos e Obras Civis da empresa. Na ocasião, eles conheceram detalhes de alguns projetos da empresa. Entre eles, a expansão da Linha 1, que adicionou mais 9,3 quilômetros de via metroferroviária até Novo Hamburgo, totalizando 43 quilômetros de extensão, de Porto Alegre ao Vale do Sinos. Outro empreendimento apresentado foi o projeto da Prefeitura de Canoas de construir uma passagem subterrânea do metrô na região central do município, com extensão aproximada de 1,2 quilômetro. Por fim, os estudantes conheceram o processo da implantação do aeromóvel, que interliga o metrô ao Terminal 1 do Aeroporto Salgado Filho, proporcionando maior facilidade de acesso ao sítio aeroportuário.

Após a palestra, os alunos dirigiram-se até a Estação Aeroporto da Trensurb e conferiram de perto o funcionamento da linha do aeromóvel. Os engenheiros Marco Antonio Casara – coordenador de Desenvolvimento Operacional da tecnologia aeromóvel na Trensurb – e Lucas Rodrigues, acompanharam os alunos. Depois de conhecerem o centro de comando da linha, eles embarcaram no veículo em direção ao Salgado Filho. Junto ao Terminal 1 do aeroporto, os estudantes visitaram a sala onde se encontra um dos grupos moto-propulsores da linha. O equipamento é composto de um motor elétrico e de um ventilador centrífugo industrial de alta rotação, responsável pelo processo de movimento dos veículos, através do deslocamento de ar.

O estudante de engenharia civil Valmor Lima diz que gostou do que foi apresentado na palestra e comenta que o projeto do aeromóvel é inovador. “Bem diferente, isso é algo que nós de Passo Fundo não temos muito contato”, declara. Já a aluna Nathalie Pinheiro afirma: “Acho uma grande inovação para a comunidade e para nós também, porque de onde viemos tem muito poucas coisas que conseguem ser feitas com tanta eficiência, assim como foi feita a construção do aeromóvel”.

Foto: Artur Colombo/Trensurb

20/10/2016 – Trensurb
Print Friendly, PDF & Email

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Print Friendly, PDF & Email

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Print Friendly, PDF & Email

Print Friendly, PDF & Email