Quer ficar bem informado sobre o transporte de passageiros sobre trilhos? Inscreva-se na newsletter da ANPTrilhos e receba as informações no seu e-mail.

Setor de Autarquias Sul – Quadra 1 – Ed. CNT Torre A – Sala 510 – Brasília/DF | (61) 3322-3158 | contato@anptrilhos.org.br

Especialista dará palestra sobre patrimônio ferroviário

Ivanil Nunes descreverá o contexto histórico das ferrovias paulistas até a fundação da CPTM

O Projeto Memória Ferroviária promoverá palestra com o professor da UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo) Dr. Ivanil Nunes, na Estação Brás da CPTM, no dia 5 de maio, das 19h às 21h. Em sua apresentação, o especialista descreverá o contexto histórico das ferrovias paulistas até a fundação da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos.

Intitulada “A CPTM no contexto histórico da reestruturação ferroviária no Brasil”, a palestra abordará o processo de constituição da Companhia, que é fruto direto dos desdobramentos pelos quais vinha passando o sistema ferroviário nacional.

Em 1948, 27% das ferrovias eram administradas por particulares. Ao final de 1949, de um total de 35.972 km de vias em operação no País, apenas 4.820 km de linhas férreas (13,4% do total) continuavam a ser administradas por empresas privadas, enquanto 27.742 km (77% do total) haviam sido encampados pelo Governo Federal.

A ampliação da estatização, combinada com a generalizada crise deficitária da maioria das ferrovias brasileiras, deu início ao processo de formação da Rede Ferroviária Federal SA (RFFSA), concluído em 1957. Da RFFSA, em 1984, surgiu a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU). Em 1992, a CBTU e a FEPASA foram unificadas, dando origem a CPTM.

Sobre o palestrante
Ivanil Nunes é professor universitário do curso de Economia da UNIFESP e do curso de Pedagogia, da Faculdade Campos Elíseos, pós-doutorado pelo departamento de Economia USP (2016-2017) e pós-Doutor pela Universidade de São Paulo e Universidad de Buenos Aires, na Argentina.

Resultado da parceria da CPTM com a Unesp, o Projeto Memória Ferroviária trará todo mês palestra de um especialista sobre o tema. A iniciativa celebra os 25 anos da CPTM e os 150 anos da São Paulo Railway Company (SPR), primeira ferrovia de São Paulo

O ciclo de palestras é aberto aos empregados da CPTM e ao público. Para participar, é preciso se inscrever pelo e-mail marketing@cptm.sp.gov.br.

Projeto Memória Ferroviária
Palestra: A CPTM no contexto histórico da reestruturação ferroviária no Brasil
Dia: sexta-feira (05/05)
Horário: das 19h às 21h
Local: Auditório CCO na Estação Brás
Inscrição: pelo e-mail marketing@cptm.sp.gov.br
Grátis

02/05/2017 – CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos
Print Friendly, PDF & Email

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Print Friendly, PDF & Email

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Print Friendly, PDF & Email

Print Friendly, PDF & Email