Quer ficar bem informado sobre o transporte de passageiros sobre trilhos? Inscreva-se na newsletter da ANPTrilhos e receba as informações no seu e-mail.

Setor de Autarquias Sul – Quadra 1 – Ed. CNT Torre A – Sala 510 – Brasília/DF | (61) 3322-3158 | contato@anptrilhos.org.br

Engenheiro da Trensurb é premiado em evento de tecnologia metroferroviária

Engenheiro Guilherme Campos (esq.) e o diretor-presidente da Trensurb, Humberto Kasper
Engenheiro Guilherme Campos (esq.) e o diretor-presidente da Trensurb, Humberto Kasper

O engenheiro ambiental da Trensurb, Guilherme Campos, foi um dos vencedores do 3º Prêmio de Tecnologia e Desenvolvimento Metroferroviários ANPTrilhos/CBTU. Seu projeto de espacialização de dados foi o primeiro colocado na categoria que compreendeu os temas: políticas públicas; planejamento urbano; financiamento (funding); gestão de empreendimentos de transporte; tarifas e custeio do serviço. A premiação ocorreu na abertura da 22ª Semana de Tecnologia Metroferroviária da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô (AEAMESP), que ocorre entre 13 e 16 de setembro, em São Paulo.

O trabalho de Campos consiste em um sistema de informações geográficas para espacialização de dados da pesquisa de satisfação dos usuários do metrô gaúcho. Propõe-se a integração de dados da empresa em um mapa da via de forma a localizar geograficamente cada informação. Isso pode ser feito por meio de programas gratuitos e com imagens coletadas da internet para a criação do mapa.

Os dados da pesquisa de satisfação realizada anualmente pela Trensurb foram utilizados na proposta do engenheiro. Com essas informações aplicadas a um mapa, é possível observar onde cada uma delas foi coletada. “Podemos cruzar informações e ver em qual estação, por exemplo, os usuários definem que a segurança é melhor”, explica.

Para Campos, o reconhecimento “é uma honra da maior importância. Não só pela realização pessoal e profissional, mas pelo reconhecimento de toda a energia e esforço empenhados no desenvolvimento da pesquisa”. Ele completa afirmando que, como empregado de uma empresa estatal, sente ter “o dever de contribuir com o melhoramento contínuo do sistema”.

Foto: Mariana Neves/ANPTrilhos

15/09/2016 – Trensurb
Print Friendly, PDF & Email

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Print Friendly, PDF & Email

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Print Friendly, PDF & Email

Print Friendly, PDF & Email