Quer ficar bem informado sobre o transporte de passageiros sobre trilhos? Inscreva-se na newsletter da ANPTrilhos e receba as informações no seu e-mail.

Setor de Autarquias Sul – Quadra 1 – Ed. CNT Torre A – Sala 510 – Brasília/DF | (61) 3322-3158 | contato@anptrilhos.org.br

Empresa especializada no setor turístico ferroviário lança projeto em Cantuquiriguaçu (PR)

O empresário Adonai Aires atua há mais de 20 anos no setor turístico ferroviário, pela empresa Serra Verde Express. Falando aos presentes no evento realizado na sede da Ferroeste em Cascavel, ele destacou que o trem encanta as pessoas de 0 a 100 anos. Para a implantação deste projeto de turismo muitos desafios precisam ser superados, com o envolvimento de vários segmentos e com um único objetivo as etapas tendem a ser superadas com mais rapidez. “O turismo agrega cerca de 52 produtos e eventos. Isso só se faz com ícones e é isso que a Cantu precisa ter”, explicou.

Natureza Turística

Ele relembrou alguns episódios do passado, quando a empresa operava na região com uma linha que ligava Guarapuava a Foz do Iguaçu, onde turistas chineses, além das Cataratas, queriam ver plantações, animais e paisagens naturais. Adonai ressaltou que nisso o território possui enorme potencial. Alertando que a linha turística implantada no passado não teve viabilidade, por ter sido de forma elitizada, sem a participação efetiva da população e das cidades no seu entorno. “Estou muito feliz por este novo momento, com a presença dos prefeitos (as), a Ferroeste, Emater, Sebrae, Condetec, Adetur e Associação dos Municípios Cantuquiriguaçu”, enalteceu o empresário, propondo uma agenda positiva de trabalho, com a meta de um ano para iniciar os passeios turísticos.

O projeto idealizado pela Associação dos Municípios Cantuquiriguaçu, será gerenciado pela Câmara de Turismo do Condetec, Agência de Desenvolvimento Turístico Lagos & Colinas, Emater, Paraná Turismo e Sebrae. De acordo com a extensionista do Instituto Emater, Terezinha Busanello Freire, que coordena a Câmara de turismo do Condetec, com a implantação da linha, a região passa a ser o segundo ponto turístico ferroviário do Estado.

Turismo integrado

Para a atual presidente da Associação dos Municípios Cantuquiriguaçu, a prefeita de Virmond, Lenita Mierzva, o projeto estará entre os desafios de trabalho neste ano, que foi lançado no mês de agosto, nas comemorações de 32 anos da Associação, com um passeio ferroviário festivo, tendo a participação da população de toda região. O objetivo foi mostrar aos empresários e proprietários de terrenos no entorno da ferrovia, o potencial turístico e econômico. “Não vamos medir esforços e buscar os meios necessários para tornar a região uma referência para o Estado e País no turismo rural e ferroviário”, frisou Lenita.

A prefeita de Laranjeiras do Sul, Sirlene Svartz anunciou projetos e investimentos que deverão ocorrer nos próximos meses e anos, no município, envolvendo o setor ferroviário. “Temos a Coprossel, Agroceres e Coasul, com investimentos em Laranjeiras do Sul e região. Empresas que certamente estarão envolvidas neste novo projeto social e turístico. Contem conosco para este novo desafio”, reiterou a gestora.

Prestigiaram o encontro, os representantes da Ferroeste, Carlos e Gastão, os prefeitos, Elias Schreiner (Goioxim), Noemi Moura (Catanduvas), Paulo Luiz Pauwelz (Ibema), presidente da Adetur, Luiz Carlos Leite, gerente macrorregional do Emater, Paulo Taschetto, os técnicos da Paraná Turismo, Evandro Pinheiro e Hard Guedes. Além de representantes de prefeituras e de entidades.

03/02/2016 – Correio do Povo do Paraná
Print Friendly, PDF & Email

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Print Friendly, PDF & Email

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Print Friendly, PDF & Email

Print Friendly, PDF & Email