Quer ficar bem informado sobre o transporte de passageiros sobre trilhos? Inscreva-se na newsletter da ANPTrilhos e receba as informações no seu e-mail.

Setor de Autarquias Sul – Quadra 1 – Ed. CNT Torre A – Sala 510 – Brasília/DF | (61) 3322-3158 | contato@anptrilhos.org.br

Diretor do metrô de Londres aprova espaço das estações em SP

Diretor de programas de infraestrutura do metrô londrino, conhecido pela regularidade e qualidade, o britânico George McInulty gostou do que viu ­e usou no transporte público paulistano. O principal elogio foi para a largura das plataformas de embarque.

“O metrô de Londres, por sua natureza, é estreito. E quando você constrói metrô, você precisa construí-lo grande, porque ele sempre será mais movimentado do que você prevê. Minha experiência é que a demanda sempre supera a oferta”, disse McInulty.

Para McInulty, São Paulo deveria investir mais no sistema sobre trilhos. “Aqui há somente três linhas, e a cidade é enorme. O que percebemos em Londres é que, uma vez que você constrói transporte, isso leva a crescimento econômico. Transporte público traz crescimento, e é por isso que em São Paulo essa seria uma decisão fantástica a se tomar.”

O diretor do metrô londrino está em São Paulo para participar da 18ª edição da NT Expo (Negócios nos Trilhos), em que o Reino Unido é o país homenageado. Na tarde da última quinta-feira (5), McInulty proferiu palestra sobre o programa de investimentos que coordena.

Outro aspecto positivo que McInulty observou em sua experiência com o metrô paulistano foi a boa sinalização. “Achei que foi brilhante, muito eficiente, a sinalização era boa, foi fácil achar meu caminho, e cheguei ao meu hotel mais rápido do que em um táxi ­e de forma muito mais barata”, disse.

“É um ótimo sistema. Vou a metrôs em todo o mundo. O teste-chave, para mim, é a conectividade de um sistema de transporte ao aeroporto, porque é isso que um visitante vivencia. Tomei um ônibus de Guarulhos até a estação Tatuapé, que é muito movimentada, paguei meus R$ 3,50 para o bilhete do metrô e embarquei facilmente”, completou McInulty.

Estacionamentos

Uma das coisas que impressionou o britânico em sua passagem por São Paulo foi a grande quantidade de estacionamentos espalhados pela cidade.

“Estacionamentos parecem ser um grande negócio. Em todo lugar que se vai há algo sobre quanto custa parar o carro, onde é possível fazê-lo. E tudo o que isso diz para mim é que não há transporte público suficiente, e não há ênfase nisso”, ponderou McInulty.

Na opinião do diretor, é fundamental se colocar na posição de usuário do transporte público na hora de tomar decisões. Um exemplo disso é a nova política de pagamentos vigente no sistema de Londres, que aceita cartões de crédito com tecnologia “contactless” nas catracas.

“Nós dizemos: por que nossos passageiros precisam converter suas moedas para a nossa ao comprar um bilhete? Precisamos fazer o sistema tão fácil quanto possível, com acessibilidade nas estações, e oferecer o máximo de informação possível ao público sobre o serviço. Isso é colocar o poder na mão dos consumidores”, afirmou.

Sobre a decisão do governo do Estado de investir em monotrilhos, McInulty crê que São Paulo estará na vanguarda da nova geração dessa tecnologia se cumprir o que promete. “Um trem carregando 360 passageiros a cada 80 ou 90 segundos é difícil de conseguir em um sistema de metrô, e fica a dúvida sobre se isso será possível com monotrilhos. Eu espero que sim.”

O metrô de Londres tem 11 linhas espalhadas por mais de 400 km. Em São Paulo, o sistema tem cinco linhas, e extensão total de 79 km.

08/11/2015 – Diário do Litoral – Santos – Santos/SP
Print Friendly, PDF & Email

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Print Friendly, PDF & Email

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Print Friendly, PDF & Email

Print Friendly, PDF & Email