Quer ficar bem informado sobre o transporte de passageiros sobre trilhos? Inscreva-se na newsletter da ANPTrilhos e receba as informações no seu e-mail.

Setor de Autarquias Sul – Quadra 1 – Ed. CNT Torre A – Sala 510 – Brasília/DF | (61) 3322-3158 | contato@anptrilhos.org.br

Definida empresa que conduzirá lote I do VLT de Fortaleza

A empresa vencedora da licitação do tipo menor preço para dar seguimento às obras em parte do trecho 3, que fica entre as estações Borges de Melo e Iate, do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) Parangaba-Mucuripe foi anunciada no Diário Oficial do Estado (DOU) dessa quarta-feira (30). A CG Construções LTDA receberá R$ 16,8 milhões para realizar obras do lote I, que inclui quatro viadutos ferroviários, um elevado e duas pontes.

Os viadutos serão construídos na área que compreende as avenidas Raul Barbosa, Antônio Sales, Dom Luís e ainda a Rua Aderbal Nunes Ferreira, que fica próxima à Pontes Vieira. Já o elevado ficará na altura da Aguanambi, enquanto as pontes serão erguidas sobre o Riacho de São João do Tauape.

Segundo informações da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), as obras do trecho 3 do VLT serão retomadas em sua totalidade ainda na primeira quinzena do mês de setembro.

A obra foi dividida em três lotes de licitação. O lote II, que engloba a construção e conclusão de seis estações e três passarelas, ficou com a Construtora Morais Vasconcelos Ltda. As duas (I e II) já estão em fase de contratação.

Já a licitação III, que corresponde às obras nas vias férreas e acessos, deve ter a empresa vencedora homologada ainda esta semana, indica a Seinfra. A nova licitação foi necessária porque houve um distrato com o consórcio que tinha a responsabilidade pelos serviços do trecho entre as estações Borges de Melo e Iate, mas que não pôde concluí-la.

A Secretaria explicou que, apesar dessa mudança, não houve paralisação total nas obras. Durante o período de seleção da nova empresa, o órgão seguiu com a sequência da instalação de gradis e demolições, além dos trabalhos de remoção de imóveis da faixa de domínio e remanejamento de redes das concessionárias de serviços públicos. Quando finalizado, o VLT terá 13,4 quilômetros, ligando os bairros Mucuripe e Parangaba. Desta extensão, serão 12 quilômetros em superfície e 1,4 quilômetro de trechos elevados.

O modal atravessará 22 bairros, área que concentra mais de 500 mil moradores de Fortaleza. A previsão de demanda potencial é de 90 mil passageiros diariamente.

01/09/2017 – Diário do Nordeste
Print Friendly, PDF & Email

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Print Friendly, PDF & Email

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Print Friendly, PDF & Email

Print Friendly, PDF & Email