Quer ficar bem informado sobre o transporte de passageiros sobre trilhos? Inscreva-se na newsletter da ANPTrilhos e receba as informações no seu e-mail.

Setor de Autarquias Sul – Quadra 1 – Ed. CNT Torre A – Sala 510 – Brasília/DF | (61) 3322-3158 | contato@anptrilhos.org.br

Conselheiro da ANPTrilhos é eleito o Ferroviário do Ano

  • Releases
  • 5 minutos de leitura

Alexander Ellwanger, presidente da IAT-Pandrol Brasil, recebe o prêmio durante a cerimônia de premiação da Revista Ferroviária.

O Conselheiro da ANPTrilhos e diretor presidente da empresa IAT-Pandrol Brasil, Alexander Ellwanger, foi escolhido como o Ferroviário do Ano pelo Conselho Editorial da Revista Ferroviária, título concedido às personalidades do setor ferroviário que se destacaram no de 2013.

Engenheiro metalúrgico, formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Alexander Ellwanger iniciou sua carreira na IAT em 1969. Seis anos depois, tornou- se vice-presidente da empresa e em 1986 assumiu a presidência.

Além da premiação para o Conselheiro da ANPTrilhos, a Christiane Lucena Parreira, funcionária da ViaQuatro, foi a grande vencedora do Prêmio Ferroviário Padrão de Passageiros 2013, outras empresas associadas da ANPTrilhos também foram premiadas como as melhores do setor:

  • SuperVia, melhor operadora de passageiros;
  • Bombardier, melhor fabricante de veículos de passageiros;
  • IAT Pandrol Brasil, melhor fabricante de componentes para via permanente;  GE Transportation, melhor fabricante de veículos de carga.

O presidente da ANPTrilhos, Joubert Flores entregou troféus a todos os indicados ao Prêmio pelas operadoras metroferroviárias de passageiros durante a cerimônia de premiação da Revista Ferroviária, que aconteceu ontem (19), no espaço Rosa Rosarum, em São Paulo, e contou com a presença de empresários e funcionários do setor ferroviário, autoridades do setor público, representantes das associações, federações, sindicatos e entidades vinculadas ao segmento.

Melhor Operadora de Passageiros

A SuperVia, iniciou suas operações em 1998, época em que o sistema metroviário do Rio de Janeiro foi concedido para a exploração do setor privado. Nessa época, a empresa atendia a 11 importantes municípios da região metropolitana. Atualmente, opera 270 Km de malha ferroviária de passageiros, num total de 100 estações. A Concessionária de Transporte Ferroviário, SuperVia, venceu como a Melhor Operadora de Passageiros de 2013 pela ampliação do número de passageiros transportados e de carros de passageiros ativos por quilômetro de malha.

Melhor Fabricante de Veículos de Passageiros

A Bombardier Transportation é líder mundial em tecnologia ferroviária no Brasil. Com escritórios centrais em São Paulo, uma unidade industrial e um centro de engenharia em Hortolândia/SP, onde também está instalando um centro de tecnologia para construção de monotrilhos, opera dois centros de manutenção de frotas, além de um centro de Engenharia para melhor apoiar o desenvolvimento das ferrovias no país.

Na cidade de São Paulo, a Bombardier está implantando o primeiro monotrilho de alta capacidade no mundo. Com o sistema de propulsão com motor de imã permanente de alta eficiência, os veículos leves possibilitam a frenagem regenerativa e a capacidade de transpor curvas mais acentuadas.

O sistema inovador e futurista dos veículos e carros de passageiros, a INNOVIA Monotrilho 300 também é fornecido e instalado pela Bombardier, está previsto para operação no Metrô de São Paulo ainda no primeiro semestre deste ano.

Melhor Fabricante de Componentes para Via Permanente

A IAT Fixações Elásticas LTDA foi fundada em 1962 dedicando-se à produção de metalurgia de componentes. Em 1977 passou a realizar manufatura de fixações elásticas e desde 1997 os acionistas decidiram dedicar-se exclusivamente à produção de fixações elásticas para vias férreas.

Com novo nome desde fevereiro deste ano, a IAT-Pandrol Brasil está fornecendo 6,2 milhões de grampos e quantidades equivalentes de calços isoladores e almofadas para a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), pregão vencido do Lote 01 da Valec, realizado em agosto de 2013.

Escolhida também para o fornecimento de fixações do projeto Nacala, da Vale, que irá conectar a mina de carvão de Moatize ao porto de Nacala, em Moçambique, com 700 km de ferrovia, e que contempla ainda o fornecimento adicional para duas seções no Malawi, as quais somam outros 250 quilômetros de via, a IAT investiu R$ 8 milhões em novos equipamentos, robôs para automação e expansão da capacidade e fornecerá os componentes 100% fabricados no Brasil.

Melhor Fabricante de Veículos de Carga

Fundada em 1962, em Campinas (SP), GE Transportation fabricou 1.100 unidades de locomotivas até o ano 2.000, quando a produção passou a ser feita em Contagem (MG).
Oferecendo soluções para as indústrias ferroviária, marinha e mineração, a GE Transportation foi fundada no Brasil em 1962, na cidade de Campinas (SP), onde fabricou 1.100 unidades de locomotivas até o ano 2.000, quando a produção passou a ser feita em Contagem (MG). Em 2012, a GE Transportation comemorou 50 anos de Brasil e cerca de 1.300 locomotivas entregues.

Em 2008, GE Transportation concluiu a montagem da 1a locomotiva de grande porte com mais de 60% de componentes produzidos no Brasil, a AC44 que passou a contar com um índice de nacionalização de 63% e concluindo o 1° Plano de Nacionalização Progressiva autorizado pelo BNDES. Mais de 3,5 mil itens utilizados no modelo são hoje produzidos no Brasil. A parceria com o BNDES para a nacionalização de locomotivas introduziu tecnologias na cadeia nacional e ajudou a transformar o País em um polo de produção no segmento ferroviário.

É com muito orgulho que a Associação Nacional de Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos) parabeniza os vencedores das entidades filiadas – operadoras, empresas e associações, que trabalham em prol da melhoria do transporte metroferroviário e do desenvolvimento da mobilidade urbana no País.

Print Friendly, PDF & Email

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Print Friendly, PDF & Email

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Print Friendly, PDF & Email

Print Friendly, PDF & Email