Quer ficar bem informado sobre o transporte de passageiros sobre trilhos? Inscreva-se na newsletter da ANPTrilhos e receba as informações no seu e-mail.

Setor de Autarquias Sul – Quadra 1 – Ed. CNT Torre A – Sala 510 – Brasília/DF | (61) 3322-3158 | contato@anptrilhos.org.br

Cenário para o transporte de passageiros em 2015 e 2016

“Apesar das dificuldades no financiamento, do processo de concessões e os desafios do aumento do transporte e a redução dos custos operacionais as perspectivas são positivas para o setor”

Mesmo com as já conhecidas dificuldades orçamentárias do setor, associadas ao desafio de aumentar a oferta de transporte público, e a redução dos custos, o setor continua a se desenvolver. Já são mais de 20 projetos em andamento que vão desde implantação de novos sistemas, ampliação e, ou modernização das linhas existentes e ampliação da frota.

Neste processo de desenvolvimento do setor as concessões aparecem com uma alternativa facilitadora gerando parcerias de sucesso. “As concessões vieram para fazer do investidor privado um parceiro para os projetos metroferroviários. O concessionário, por ter liberdade de negociação, consegue devolver e ampliar sua cadeia de fornecedores, dando mais agilidade às obras de implantação de sistemas”, destaca Roberta Marchesi, superintendente da ANPTrilhos.

Ainda segundo a superintendente o aprimoramento do processo de concessão facilitou os investimentos em aquisições de equipamentos, modernização da manutenção e melhorias nos serviços ofertados. “As parcerias entre o governo e a iniciativa privada são importantes para o desenvolvimento do País. A Linha 4-Amarela, operada pela ViaQuatro, é um exemplo de PPP bem sucedida. E as demais PPPs na área de transporte sobre trilhos, como o VLT do Rio de Janeiro, seguirão o mesmo caminho de empreendimento de sucesso”, comenta Marchesi.

Projetos em desenvolvimento

Dentro dos projetos em desenvolvimento hoje no país estão as obras para atender aos Jogos Olímpicos de 2016 como comenta Marchesi, “O Governo do Estado do Rio de Janeiro trabalha com projetos que visam à renovação de quatro linhas do sistema de trens urbanos; ampliação e modernização das linhas de metrô; construção das linhas 3 e 4 de metrô; e as seis linhas de VLT integradas ao projeto do Porto Maravilha, que visam, além da melhoria da infraestrutura de transporte, a revitalização de toda a área central da cidade”.

“Essas obras serão um legado dos jogos para a cidade e ajudarão a melhorar a modalidade na cidade, com sistemas eficientes e que reduzirão o tempo de viagem das pessoas, proporcionando mais qualidade de vida para a população carioca. A modernização da Linha 2 do metrô já foi concluída e neste ano devem ser entregues os primeiros VLTs”, complementa a superintendente.

Outros estados e cidades também se beneficiarão da ampliação e abertura de novas licitações em São Paulo, na Bahia, Paraíba, Alagoas, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Mato Grosso e Goiás.

Conheça os projetos em andamento e suas localidades

São Paulo – CPTM e Metrô SP

2 novas estações da Linha 4-Amarela devem ser entregues e as obras de modernização das linhas da CPTM devem ser concluídas.
Baixada Santista, o VLT já está sendo testado em São Vicente.
Em construção os monotrilhos das linhas 15-Prata e 17-Ouro, e a expansão da Linha 5-Lilás.
Trens regionais de São Paulo.

Bahia – Metrô Bahia

Em 2015 está previsto entregar primeiro trecho da Linha 2 – da estação Acesso Norte à estação Rodoviária, com 2,2 km. O segundo trecho desta linha deve ser entregue em 2016, com quatro novas estações, somando mais 6,5 km de vias.

João Pessoa (PB), Maceió (AL), Natal (RN) e Recife (PE) – CBTU

Melhorias em seus sistemas de João Pessoa (PB), Maceió (AL), Natal (RN) e Recife (PE), com conclusões previstas até o ano que vem.

Ceará

Obras em andamento em Fortaleza, com ampliação de linhas e a construção do VLT

Cuiabá e Goiânia

Construções dos VLTs.

Processo de Licitações

Expansão do Metrô de Brasília e conclusão de três estações; o trem Brasília-Luziânia;

21/08/2015 – UBM
Print Friendly, PDF & Email

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Print Friendly, PDF & Email

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Print Friendly, PDF & Email

Print Friendly, PDF & Email