Quer ficar bem informado sobre o transporte de passageiros sobre trilhos? Inscreva-se na newsletter da ANPTrilhos e receba as informações no seu e-mail.

Setor de Autarquias Sul – Quadra 1 – Ed. CNT Torre A – Sala 510 – Brasília/DF | (61) 3322-3158 | contato@anptrilhos.org.br

A partir desta quinta-feira (04/01), a apresentação do ticket de ingresso do Bonde de Santa Teresa, que era exigida apenas no Largo da Carioca, passará a ser necessária ao longo de todo o trajeto. A tarifa de R$ 20 não será reajustada e os moradores do bairro (previamente cadastrados) permanecerão acessando gratuitamente o transporte.

Para fazer jus ao benefício, eles deverão apresentar a carteirinha no embarque. Aqueles que ainda não a possuem poderão solicitá-la na bilheteria da estação Carioca. A gratuidade também vale para estudantes da rede pública uniformizados e com o cartão escolar, pessoas acima de 65 anos e portadores do Vale Social.

O ticket garante as viagens de ida e volta e deverá ser utilizado apenas no dia em que for comprado. Aqueles que embarcarem durante o percurso e desejarem comprá-lo poderão efetuar o pagamento com cartão (crédito ou débito) aos agentes de operação. Já na estação Carioca do Bonde, a quantia também poderá ser paga em dinheiro.

– A apresentação do ticket ao longo do percurso foi a opção para mantermos o preço da tarifa inalterado. Durante este primeiro ano de operação, percebemos uma mudança no perfil de viagens, com muitos visitantes optando por acessar o bairro por outros meios de transporte e apenas utilizando o Bonde para retorno ao Centro do Rio. Essa prática gerou um desequilíbrio no sistema, já que não havia cobrança ao longo do trajeto de descida – afirmou o secretário de Estado de Transportes, Rodrigo Vieira.

Além disso, ele ainda ressaltou que todos os recursos obtidos com a venda de passagens são revertidos para manutenção e investimentos no próprio sistema de bondes de Santa Teresa.

Ampliação do trajeto – A gestão eficiente dos recursos obtidos com a cobrança da tarifa tem permitido a implantação de uma série de mudanças no sistema. Ainda em janeiro será realizada a ampliação do percurso até a Praça Odylo Costa Neto (atualmente a operação ocorre entre os largos da Carioca e dos Guimarães).

Já foram realizadas intervenções na Estação Carioca (incluindo obras nos banheiros e pintura completa) e adquiridas ferramentas e equipamentos de manutenção. Houve, ainda, treinamento de funcionários e o início da implantação de uma nova campanha de comunicação visual.

Além disso, foi concluída a nova iluminação do trecho dos Arcos da Lapa, que não funcionava desde 2008. Foram instaladas luminárias com o design original nessa extensão, preservando o aspecto histórico do sistema, mas com lâmpadas de LED.

05/01/2018 – Governo do Estado do Rio de Janeiro
Print Friendly, PDF & Email

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Print Friendly, PDF & Email

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Print Friendly, PDF & Email

Print Friendly, PDF & Email