Quer ficar bem informado sobre o transporte de passageiros sobre trilhos? Inscreva-se na newsletter da ANPTrilhos e receba as informações no seu e-mail.

Setor de Autarquias Sul – Quadra 1 – Ed. CNT Torre A – Sala 510 – Brasília/DF | (61) 3322-3158 | contato@anptrilhos.org.br

Bilhetagem eletrônica do Metrô de Fortaleza está na reta final de implantação

BILHETAGEM_METROFOR_LINHA SUL_02-500pxA implantação da bilhetagem eletrônica da Linha Sul do Metrô de Fortaleza está na reta final. Atualmente, por meio de contrato com empresa especializada, a Cia Cearense de Transportes Metropolitanos está finalizando os sistemas de energia das catracas eletrônicas, em todas as estações. Essa medida vai garantir o funcionamento dos bloqueios em eventuais quedas de alimentação elétrica. Esta é a última etapa para que a bilhetagem eletrônica seja iniciada integralmente na Linha Sul. O serviço já está concluído em 15 das 19 estações em operação. E as demais serão integradas ao sistema gradativamente.

Nestas unidades (ver quadro abaixo), a bilhetagem eletrônica já está em funcionamento e já não são comercializados bilhetes de papel. Os usuários recebem cartões eletrônicos carregados com uma passagem, e que são recolhidos pela catraca eletrônica no momento do embarque. Temporariamente, devido a restrições técnicas e operacionais, ainda não é possível comercializar passagens múltiplas através do cartão eletrônico – o que acontecerá até o fim de julho. Usuários que precisem comprar duas ou mais passagens, recebem dois ou mais cartões com uma passagem cada.

Com a bilhetagem eletrônica, os bilhetes de papel são substituídos pelo cartão do Metrofor, trazendo inúmeras vantagens. Softwares e equipamentos necessários para o funcionamento desse sistema já estão instalados em todas as estações, e conectados com a sede administrativa da empresa, no Centro de Fortaleza, onde funciona o Centro de Controle Operacional (CCO) do sistema metroviário. A previsão é de que a bilhetagem eletrônica esteja em funcionamento integral até o final de julho, em todas as estações.

A partir deste momento, os usuários receberão um cartão que poderá ser recarregado a vontade e ficará de posse dos passageiros. Haverá também um cartão específico para gratuidades. Uma das vantagens do sistema eletrônico é dar viabilidade técnica para adesão do Metrofor ao Bilhete Único Metropolitano – uma política estadual de integração entre o transporte público urbano e o metropolitano. Os estudos para isso estão avançados. A bilhetagem eletrônica do Metrofor é um dos importantes investimentos que o Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Infraestrutura e Cia Cearense de Transportes Metropolitanos, realiza para trazer melhorias ao sistema de transporte.

ESTAÇÕES QUE JÁ OPERAM COM BILHETAGEM ELETRÔNICA:
Chico da Silva
Juscelino Kubitschek
Couto Fernandes
Rachel de Queiroz
Vila Pery
Mondubim
Jereissati
Virgílio Távora
Benfica
Maracanaú
Carlito Benevides
Aracapé
Parangaba
José de Alencar
São Benedito

Foto: Tiago Stille/Governo do Ceará

27/06/2016 – Metrofor
Print Friendly, PDF & Email

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Print Friendly, PDF & Email

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Print Friendly, PDF & Email

Print Friendly, PDF & Email